TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Dois geoparques brasileiros entram em lista global da Unesco
Tecnologia

Dois geoparques brasileiros entram em lista global da Unesco

publisherLogo
Tecmundo
18/04/2022 20h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14967508/original/open-uri20220418-18-1qxyo3b?1650312174
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na última semana, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco ) incluiu dois parques brasileiros  na lista de geoparques reconhecidos pela agência. São os parques Caminhos dos Cânions, situado no Rio Grande do Sul, e Seridó, no Rio Grande do Norte.

Há algum tempo, a Unesco também reconheceu o parque de Araripe, na Bacia do Araripe — a região se estende pelo sul do Ceará, noroeste de Pernambuco e leste do Piauí. Ou seja, atualmente, o Brasil já conta com três geoparques na lista da instituição.

“Os sítios dessa rede apresentam uma extraordinária diversidade geológica que sustenta a diversidade biológica e cultural de diferentes regiões. Os geoparques atendem as comunidades locais, e combinam a conservação de seu patrimônio geológico único com a disseminação pública e o desenvolvimento sustentável”, diz comunicado da Unesco.

O geoparque mundial Seridó é localizado em região de Mata AtlânticaO geoparque mundial Seridó é localizado em região de Mata Atlântica

O que é um geoparque?

De acordo com a Unesco, um geoparque é um território com área limitada e serve ao desenvolvimento sócio-econômico local, além de abranger áreas geológicas importantes. A beleza da paisagem também conta.

O geoparque Seridó tem área de 2,8 mil km² e abriga cerca de 120 mil habitantes, incluindo comunidades quilombolas — os moradores mantêm viva a memória de seus ancestrais africanos escravizados com a cultura e práticas tradicionais. 

Segundo a Unesco, o sítio tem 600 milhões de anos de história da Terra e oferece um dos maiores locais de mineralização do mineral scheelita na América do Sul. A biodiversidade do local é marcada pela Caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro.

Com as novas adições, como o parque Caminhos dos Cânions do Sul, a Rede Mundial de Geoparques listou mais de 177 regiões em 46 paísesCom as novas adições, como o parque Caminhos dos Cânions do Sul, a Rede Mundial de Geoparques listou mais de 177 regiões em 46 países

O geoparque Caminhos dos Cânions do Sul abrange área de 2,8 mil km² e abriga mais de 74 mil habitantes. A região é conhecida por apresentar os cânions mais impressionantes da América do Sul e é definida pela Mata Atlântica.

“Os habitantes pré-colombianos da área costumavam se abrigar em paleotocas (cavidades subterrâneas escavadas por extinta megafauna paleovertebrada como a preguiça gigante) cujos numerosos vestígios ainda são visíveis no geoparque”, afirma a Unesco.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também