Home
Tecnologia
Efeito gelatina: o problema que está afetando o novo iPad mini 6
Tecnologia

Efeito gelatina: o problema que está afetando o novo iPad mini 6

publisherLogo
Tecmundo
27/09/2021 14h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14701796/original/open-uri20210927-18-1ihk2xg?1632753406
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Aproveitando o final de semana para curtir o seu novo iPad mini 6, comprado na sexta-feira (24), muitos usuários tiveram uma surpresa desagradável: ao girar o pequeno dispositivo (que custa cerca de R$ 4,7 mil) para visualizar no modo retrato, no sentido horizontal/vertical, um lado da tela rola a uma taxa diferente do outro, o que é conhecido como “efeito gelatina”.

Além de “entortar” as linhas do texto para o lado esquerdo da tela, o efeito indesejado causa a impressão de que só um lado do display está funcionando quando um dedo tenta rolar a página. De acordo com o MacRumors, vários leitores relataram no site a ocorrência do problema, com diferentes tipos de impacto na experiência de cada um.

Muitos compradores do iPad mini 6 garantem que já detectaram o defeito na primeira utilização, sem ter lido ou visto nada a respeito, enquanto outros só conseguiram perceber o “tremor” depois de tomarem conhecimento de que aquilo era uma falha. Houve até quem afirmasse que não conseguiu ver o problema, só conseguindo notar algo estava errado quando começou a sentir um cansaço visual inexplicável.

Como é o efeito gelatina?

Veja no Twitter
twitter

Here is is slow-mo video of scrolling on the iPad Min i slowed down EVEN MORE in a frame-by-frame step through. Notice how the right moves up faster than the left.

In normal usage you barely see it, but every now and then it become noticeable. In landscape it goes away entirely pic.twitter.com/iq9LGJzsDI

September 22, 2021

Quem conseguiu descrever, e demonstrar, pela primeira vez o “efeito gelatina” foi o editor-chefe do The Verge, Dieter Bohn, em uma postagem em sua conta do Twitter na quarta-feira (22), em um modelo que estava sendo testado pelo site. Utilizando um vídeo em câmera lenta, Bohn conseguiu capturar a “rolagem gelatinosa” que é bem sutil até mesmo para ser filmada.

Até o momento, a Apple ainda não respondeu aos diversos questionamentos, para podermos afirmar que se trata de um problema de hardware presente em apenas um determinado lote de dispositivos, ou alguma falha que poderia ser corrigida com uma atualização do software.

Embora seja um tanto decepcionante, uma vez que os consumidores da Apple sempre têm as maiores expectativas possíveis quanto aos produtos, o efeito gelatina não afeta a funcionalidade do aparelho, principalmente se você usar o seu iPad mini no modo paisagem. 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também