Estudantes criam estação de carregamento solar para carros elétricos
Tecmundo
Há pouco mais de duas semanas, a Universidade de Illinois em Chicago (UIC) anunciou que um time de estudantes de engenharia desenvolveu uma estação de carregamento solar para carros elétricos. Na realidade, o projeto foi desenvolvido para o Gemma, um carro elétrico usado pelo escritório de planejamento, sustentabilidade e gerenciamento de projetos da universidade.
Três estudantes do curso de engenharia mecânica e um aluno de engenharia biomédica criaram uma estação de carregamento com um painel solar de 300 watts, capaz de realizar uma carga completa. De acordo com a universidade, normalmente, o carro permanece carregando durante a noite.
“Para carregar o Gemma fora da rede, implementamos um painel solar de 300 watts. O painel solar carrega uma bateria que é usada para carregar Gemma à noite. A estação de carga implementa o rastreamento solar manual e possui 12 configurações para que seja inclinada a ser mais eficiente a cada mês”, disse Joe Downie, aluno de engenharia mecânica que participou do projeto, em um comunicado publicado pela instituição.
Carro elétrico Gemma da Universidade de Illinois em Chicago
O veículo também é usado para fazer entregas de comida da Food Recovery Network (FRN), um projeto anti-desperdício de alimentos da UIC que entrega comidas para moradores de rua — basicamente, eles recuperam alimentos que seriam jogados fora e doam para abrigos parceiros.
Estação de carregamento
A estação de carregamento começou a ser desenvolvida em 2020, contudo, o projeto foi pausado após a paralisação da universidade por conta da pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Felizmente, os alunos continuaram o trabalho em home-office.
A equipe também planeja mudar a tecnologia para um trailer e oferecer uma estação de carregamento móvel — na verdade, o objetivo era esse desde o início. “Esperamos três meses pela chegada de um trailer que pedimos. Cancelamos o pedido e fizemos a transição para um sistema estacionário”, disse Downie.
A novidade foi desenvolvida para o Engineers for a Sustainable World (em português, engenheiros para um mundo sustentável), um projeto da faculdade de engenharia da UIC, fundado em 2020, para a criação de tecnologias sustentáveis.