Europa alerta que pessoas podem perder todo o dinheiro com crypto
Tecmundo
O Sistema Europeu de Supervisão Financeira (ESFS) emitiu um comunicado, nesta quinta-feira (17), alertando para as pessoas que elas podem perder todo o dinheiro caso invistam em criptoativos. A entidade afirmou que criptomoedas, NFTs e outros ativos digitais não são adequados para a maioria do público como uma forma de investimento e que não servirão como meio de pagamentos.
O ESFS pontuou que o aviso foi lançado em um contexto de crescente interesse de cidadãos comuns em relação a criptoativos e da promoção desses itens por parte de empresas do setor financeiro.
“Os consumidores enfrentam a possibilidade muito real de perder todo o dinheiro investido se comprarem esses bens. Os consumidores devem estar atentos para os riscos de anúncios enganosos, inclusive por meio de mídias sociais e influenciadores. Os consumidores devem ser particularmente cautelosos com promessas de entrega rápida ou alta retornos, especialmente aqueles que parecem bons demais para ser verdade”, pontua trecho do documento.
O NFT do Bored ape é um dos mais tradicionais da atualidade
A entidade defendeu que essas novas formas de investimento são particularmente perigosas porque funcionam a partir de criptografia, o que dificulta o rastreamento de possíveis crimes, por exemplo. Além disso, ela lembrou que o atual formato dos modelos de negócio está fora da atual jurisdição e regras de serviços financeiros da União Europeia.
O comunicado foi assinado pela Autoridade Europeia de Mercados de Valores Mobiliários (ESMA, no original), Autoridade Bancária Europeia (EBA) e Autoridade Europeia para Seguros e Pensões Ocupacionais (Eiopa), que juntas compõem o ESFS.
Cuidados
O ESFS alertou sobre o porquê as pessoas precisam tomar cuidado com criptoativos. A organização lembrou que os ativos digitais estão sujeitos a uma grande flutuação nos preços e são sensíveis às especulações. Outro ponto citado é que alguns investimentos neste setor são enganosos e utilizam informações falsas para vender promessas aos clientes.
Também foram lembrados pontos sobre a complexidade dos ativos (e que por isso não são adequados para todo mundo, já que é preciso muito estudo para entender); sobre a falta de transparência e a manipulação do mercado; a falta de liquidez e a alta concentração dos ativos.
A entidade europeia pontua que antes de investir em criptoativos, a pessoa deve se fazer as seguintes perguntas:
- Você pode se dar ao luxo de perder todo o dinheiro que investe?
- Você está pronto para assumir riscos elevados para obter os retornos anunciados?
- Você entende os recursos do criptoativo ou produtos e serviços relacionados?
- As empresas com as quais você está lidando são respeitáveis?
- As empresas com as quais você está lidando estão na lista negra das principais autoridades monetárias e financeiras?
- Você é capaz de proteger efetivamente os dispositivos que usa para comprar, armazenar ou transferir ativos criptográficos, incluindo suas chaves privadas?