Facebook baniu criador de extensão que ajudava a 'limpar' o Feed
Tecmundo
O Facebook vem enfrentando diversos problemas e, recentemente, até adiou alguns lançamentos. Há pouco, a empresa também baniu um desenvolvedor por publicar uma extensão que permitia qualquer usuário limpar completamente o Feed de Notícias.
Louis Barclay, do Reino Unido, desenvolveu a extensão "Unfollow Everything" para navegadores. Basicamente, ao instalar a extensão em um browser, é possível deixar de seguir automaticamente todos os perfis de amigos e páginas da conta.
Ou seja, Barclay criou um recurso que permitia facilmente “limpar” o Feed de Notícias no Facebook. E, é claro, isso irritou a companhia de Mark Zuckerberg, ainda mais porque grande parte dos valores gerados com a rede social é resultado das propagandas do Facebook Ads.
Uma extensão para limpar o Feed... Não mais!
Em julho de 2021, o desenvolvedor recebeu pela primeira vez uma carta dos advogados do Facebook, requisitando a retirada da extensão do ar. Cerca de cinco horas antes, Louis havia tentado acessar a sua conta no Facebook, mas já não conseguia mais — ele também foi banido do Instagram.
Unfollow Everything tinha apenas 2500 usuários semanais ativos e, desde que lançou, 10 mil downloads
Segundo a carta enviada pelo Facebook, o software quebrava as regras sobre ações automatizadas de conteúdo e isso infringe as marcas registradas da empresa.
Apesar de ter desenvolvido um app para apagar perfis e páginas, Barclay disse que ainda usava o Facebook para trocar mensagens com amigos ao redor do mundo e até ficou surpreso quando recebeu a carta. Mas, no fim das contas, ele percebeu que esse foi o melhor destino.
"Venho tentando reduzir meu uso do Facebook há anos, inclusive criando ferramentas como a Unfollow Everything. Sou muito grato ao Facebook por eles terem me ajudado a reduzir meus níveis de vício a zero", disse o desenvolvedor.
A extensão em questão foi publicada na loja de extensões do Google Chrome em julho do ano passado e tinha apenas 10 mil downloads. A criação até serviu como fonte para um estudo suíço, da Universidade de Neuchâtel, que pesquisava sobre a relação entre um feed de notícias limpo e a felicidade dos usuários.