Home
Tecnologia
Fim das máscaras? Saiba quando a proteção ainda é recomendada
Tecnologia

Fim das máscaras? Saiba quando a proteção ainda é recomendada

publisherLogo
Tecmundo
24/03/2022 17h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14932779/original/open-uri20220324-18-1psn8sn?1648141828
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Com a diminuição da circulação do coronavírus SARS-CoV-2, o causador da covid-19, e a queda da média de casos e mortes, estados brasileiros têm flexibilizado o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados. Mas o uso facultativo de máscaras não é igual em todos os locais. Saiba quais recomendações ainda permanecem e quais cuidados devem ser mantidos.

Especialistas seguem recomendando máscaras para ocasiões específicas, principalmente em locais com aglomeraçãoEspecialistas seguem recomendando máscaras para ocasiões específicas, principalmente em locais com aglomeração

Conforme aponta o boletim do Comitê Extraordinário de Monitoramento COVID-19 da Associação Médica Brasileira (CEM COVID_AMB), publicado em 10 de março, o Brasil se encontra em um cenário propício para o início da flexibilização no uso de máscaras, graças aos bons índices de vacinação, queda na média de números de casos e mortes, assim como a menor circulação do vírus.

No entanto, mantém o alerta sobre a necessidade da continuidade dos cuidados, evitando aglomerações, fazendo higiene constante das mãos e mantendo o distanciamento. Também recomenda que cada estado e município avalie sua situação antes de flexibilizar, ou desobrigar, o uso de máscaras, pois nem todas as regiões do Brasil apresentam a mesma cobertura vacinal e os mesmos índices de contaminação.

Quando ainda devemos usar máscaras?

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) , publicou na segunda-feira (21) documento no qual faz recomendações sobre as situações, grupos, locais e quais máscaras utilizar, frente a flexibilizações que tem ocorrido gradualmente.

As máscara do tipo N95 são recomendadas nas situações de maior riscoAs máscara do tipo N95 são recomendadas nas situações de maior risco

Sobre as situações, o documento destaca que o equipamento de proteção individual (EPI) deve ser utilizado por pessoas que estejam sintomáticas, mesmo que os sintomas sejam da gripe comum. E também em situações em que o trabalhador seja exposto ao contato direto com indivíduos sintomáticos. Nesse casos, a recomendação se estende também para os familiares desses trabalhadores.

Dentre o grupo de risco, destaca-se que pessoas que não foram vacinadas ou não completaram o calendário vacinal contra a covid-19, imunossuprimidos, gestantes, com ou sem comorbidades, e idosos acima de 60 anos, principalmente aqueles com comorbidades crônicas, têm recomendação para continuar usando máscaras em locais em que haja aglomeração, assim como em locais fechados e de longa permanência.

Quanto à escolha das máscaras, as N95 ou PFF2, continuam sendo a melhor escolha, seguidas pelas máscaras cirúrgicas ou KN95 e, por fim, máscaras de tecido com dupla ou tripla camada, que devem ser priorizadas em locais fechados e abertos em que haja aglomeração, e em locais de prestação de serviço de saúde.

A exemplo das recomendações da SBI, em São Paulo (SP), a utilização das máscaras ainda é obrigatória para usuários e motoristas do sistema público de transporte, e serviços como Uber, taxi e afins.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também