Home
Tecnologia
Fim de ano atrasa lançamento da versão estável do Linux 5.16
Tecnologia

Fim de ano atrasa lançamento da versão estável do Linux 5.16

publisherLogo
Tecmundo
13/12/2021 22h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14813996/original/open-uri20211213-18-15p0w4i?1639435005
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (13), o desenvolvedor Linus Torvalds, responsável pelo sistema operacional Linux, anunciou o lançamento da kernel 5.16-rc5, mais uma atualização antes da versão oficial. Inclusive, o engenheiro de software afirmou que o atraso no lançamento é culpa dos feriados de fim de ano.

O novo kernel Linux 5.16 estável deve chegar em janeiro de 2022. Enquanto o sistema não é atualizado por completo, o Linux 5.16 rc-5 disponibiliza atualização de drivers e, inclusive, dois deles resolvem problemas no gerenciamento de teclas do Surface 3 e no multitoque da capa do Surface Go 3.

Atualmente, apenas 2% do código do Linux é escrito por LinusAtualmente, apenas 2% do código do Linux é escrito por Linus

Atualização em breve

“Com as férias chegando, as coisas provavelmente vão desacelerar tanto no desenvolvimento quanto nos testes e, como resultado, espero também estender a série rc por mais uma semana, não porque seja necessariamente preciso (muito cedo para dizer, mas não me parece), mas simplesmente porque ninguém vai querer abrir a próxima janela de mesclagem imediatamente no novo ano”, disse Torvalds.

A atualização 5.16 estável também vai oferecer suporte aprimorado para o chip M1 em dispositivos Apple, já os fãs de jogos poderão aproveitar do controle Pro do Nintendo Switch, pois o driver do joystick deve ser incorporado ao kernel — assim, os jogadores poderão aproveitar do acessório até fora da Steam.

Entre os outros aspectos esperados para a atualização estão o suporte estável para a família Intel Alder Lake, aprimoramentos de rede, correção de bugs, entre outras novidades.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também