TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Fiocruz anuncia autonomia na fabricação de remédio para Parkinson
Tecnologia

Fiocruz anuncia autonomia na fabricação de remédio para Parkinson

publisherLogo
Tecmundo
08/04/2022 18h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14954748/original/open-uri20220408-20-1vqygu7?1649442743
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na última quarta-feira (30 de março), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou a conclusão da parceria com a farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim, que ajudava a produzir o medicamento Pramipexol no Brasil — o remédio é usado para o tratamento da doença de Parkinson. O fim da Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) foi anunciada em uma cerimônia realizada na embaixada da Alemanha no Brasil e tem o objetivo de garantir autonomia à Fiocruz.

A Boehringer Ingelheim ajudou a produzir mais de 121 milhões de comprimidos para o Sistema Único de Saúde (SUS) durante os oito anos de parceria. Desde 2018, a Fiocruz começou a fabricar internamente todas as etapas de produção do Pramipexol e estima-se que, em 2022, sejam produzidos mais de 30 milhões de comprimidos com doses entre 0,125mg e 1mg com o intuito de atender parte da população que sofre com a doença de Parkinson.

Segundo a OMS, mais de 200 mil pessoas convivem com a doença de Parkinson no BrasilSegundo a OMS, mais de 200 mil pessoas convivem com a doença de Parkinson no Brasil

“Nossa equipe da Fiocruz tem se empenhado em conseguir ferramentas e acordos de ciência e tecnologia para fornecer à sociedade, em um número cada vez maior, produtos que permitam enfrentar tanto as emergências sanitárias como as questões do dia a dia. Esse modelo de parceria público-privada busca acelerar nossa capacidade de entrega”, disse o vice-presidente de produção e inovação em saúde da Fiocruz, Marco Krieger.

Produção nacional de qualidade

De acordo com Krieger, a pandemia foi importante para reforçar a necessidade de autonomia na produção local de alguns medicamentos. Além disso, a parceria com a farmacêutica alemã também foi muito importante para a incorporação da tecnologia necessária para a fabricação no Brasil — incluindo a produção nacional do insumo farmacêutico ativo (IFA).

O Pramipexol é um medicamento que pode estabilizar a doença de Parkinson, a depender do caso, e oferecer mais qualidade de vida aos pacientes. A produção nacional garante um fornecimento de qualidade que segue as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também