TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Entretenimento
Geração de 'audição ansiosa' pede por músicas curtas e objetivas
Entretenimento

Geração de 'audição ansiosa' pede por músicas curtas e objetivas

publisherLogo
Tecmundo
15/11/2021 14h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14771434/original/open-uri20211115-20-19e85aa?1636987240
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A geração de "audição ansiosa" está redefinindo os parâmetros para o sucesso de produções musicais. Ao que parece, a forma de consumir música mudou com a chegada das plataformas de streaming como Spotify, Deezer e Apple Music, exigindo uma resposta mais rápida à demanda do público.

A produção precisa ter um menor tempo de duração, ser mais direta e funcional para que o ouvinte não abandone a música nos primeiros segundos. Conforme estimativas realizadas pelas próprias plataformas, quem cresceu na era do streaming não consome músicas com mais de 2 minutos e 30 segundos.

Em entrevista para o Estadão, Tiago da Cal Alves, o Papatinho, DJ, beatmaker e produtor autodidata, diz que — com a facilidade dos streamings — essa nova geração é bombardeada por informações rápidas simultaneamente. "Stories são de 15 segundos, músicas para o TikTok têm um minuto, o Twitter aceita pouco texto. Se sua música não for direto ao ponto, você perde esse ouvinte", disse.

(Fonte: Unsplash/Reprodução)(Fonte: Unsplash/Reprodução)

Pelo que parece, o encurtamento não terminou e a tendência é diminuir mais. "Eu prefiro ter uma música de dois minutos ouvida por duas ou três vezes pela mesma pessoa a ter uma de quatro que ninguém ouve", disse. O produtor ainda comenta sobre as dificuldades de lançar álbuns e que só artistas com muitos fãs conseguem realizar: "É muito difícil fazer uma pessoa ouvir um disco inteiro. Melhor é lançar uma faixa de cada vez".

Contra a corrente

As plataformas, como ferramentas de distribuição, atendem de três a quatro gerações de consumidores e a regra não vale para todos. Artistas mais consolidados e com um exército de fãs, como Adele e Taylor Swift, parecem não se preocupar com números.

A primeira delas anunciou que seu novo álbum "30" terá músicas com durações de 5 a 6 minutos, enquanto Taylor acaba de lançar sua versão do álbum "Red" com 30 músicas, sendo uma versão especial do álbum "All Too Well", com duração de 10 minutos.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também