TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Gerenciador de Tarefas do Windows 11 tem nova interface no Edge
Tecnologia

Gerenciador de Tarefas do Windows 11 tem nova interface no Edge

publisherLogo
Tecmundo
13/10/2021 17h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14725743/original/open-uri20211013-18-aigkjn?1634146813
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

A Microsoft anunciou uma atualização do navegador Edge que modificará a forma que o serviço é exibido no gerenciador de tarefas. Disponível para usuários do Windows 11 no programa de testes Insider que usam a versão estável 94 do Edge, a iniciativa tenta explicar com mais detalhes o uso de recursos do programa para ajustes de performance.

Atualmente, o gerenciador de tarefas representa as diferentes atividades do software com o mesmo ícone e nome. Após a introdução da novidade, a arquitetura de multiprocessos do programa será evidenciada, incluindo descrições sobre tarefas da GPU, extensões, entre outros, como é possível observar abaixo.

Nova distribuição de processos do Edge no gerenciador de tarefasNova distribuição de processos do Edge no gerenciador de tarefas

Mais detalhes e controle

Os processos de navegador, que gerenciam guias e controlam a interface básica de sites, os de GPUs, responsáveis pela comunicação com a unidade de processamento gráfico para exibir vídeos, por exemplo, e os de crashpad, que mandam relatórios de erro, agora têm ícones únicos.

Já plug-ins, extensões e outros serviços utilitários são exibidos com seus respectivos nomes e funcionalidades, enquanto guias ganham uma nomenclatura apropriada, junto com os subquadros, que normalmente são usados para propagandas.

Alguns processos podem ter diversos itens listados no gerenciador. Neste caso, o usuário pode selecioná-los para expansão e monitoramento.

Guia com vários itens; o cliente só pode fechar a tarefa principal, que acabará com todos as outras nos submenusGuia com vários itens; o cliente só pode fechar a tarefa principal, que acabará com todos as outras nos submenus

Caso o usuário interrompa certos processos, o Edge apresentará comportamentos distintos. Acabar com a tarefa "GPU", por exemplo, irá, na verdade, reiniciá-la, o que fará a janela do navegador ficar preta por alguns segundos. Já o "navegador" vai fechar todos os processos relacionados ao Edge operando no momento.

Gerenciamento dentro do Edge

É possível conferir uma "prévia" da iniciativa dentro do serviço. O atual gerenciador de tarefas do navegador também detalha o uso de diferentes funções e recursos e pode ser acessado dentro do menu "Mais ferramentas", na opção "Configurações e mais" que fica no canto superior direito da interface do software.

 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também