TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Golpe no WhatsApp usa chatbot do INSS para roubar dados
Tecnologia

Golpe no WhatsApp usa chatbot do INSS para roubar dados

publisherLogo
Tecmundo
25/03/2022 19h44
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14934534/original/open-uri20220325-19-1q8cghw?1648237761
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um novo golpe no WhatsApp, que utiliza a imagem da assistente virtual Helô do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pode roubar dados de beneficiários da Previdência Social. O alerta foi dado pelo órgão nesta semana.

De acordo com o INSS, criminosos virtuais têm abordado diversos beneficiários, por meio do aplicativo de mensagens, se passando por uma suposta “Central de Atendimento” da Previdência. Usando a imagem da Helô como foto do perfil, eles tentam obter mais dados dos segurados.

Para passar maior credibilidade, os cibercriminosos fornecem algumas informações sobre a vítima que já possuem e até disponibilizam um falso número de protocolo. O objetivo é obter a maior quantidade possível de dados, que poderão ser utilizados em diferentes tipos de fraudes.

A assistente virtual do INSS não busca os segurados pelo WhatsApp.A assistente virtual do INSS não busca os segurados pelo WhatsApp.

Conforme a entidade, a Helô é um plantão de dúvidas que funciona somente dentro da plataforma Meu INSS, acessível no site ou via aplicativo. O chatbot solicita apenas o nome e o CPF do usuário para iniciar o atendimento e “nunca busca o segurado pelo WhatsApp”, como informou o Instituto.

Como se proteger do golpe

Quem for procurado pelos golpistas não deve fornecer nenhum dado a eles, evitando também o compartilhamento de fotos e documentos solicitados. Outra orientação do órgão é usar a ferramenta de bloqueio do WhatsApp, imediatamente, para encerrar o contato com a falsa central de atendimento do INSS.

Além disso, as vítimas do golpe devem registrar um boletim de ocorrência e comunicar o caso às instituições envolvidas, como a própria Previdência. O alerta deve ser enviado ainda ao banco no qual o segurado recebe seu benefício, para prevenir possíveis empréstimos fraudulentos.

O app Meu INSS é um dos meios de contato oficiais do órgão.O app Meu INSS é um dos meios de contato oficiais do órgão.

O INSS ressalta que nunca entra em contato direto com os segurados para pedir dados, fotos ou documentos. No entanto, algumas informações podem ser solicitadas quando a pessoa procura atendimento pelo telefone 135 ou na plataforma Meu INSS, com o intuito de confirmar a identidade de quem acessou o serviço.

Manter os dados de contato (telefone, e-mail e endereço) sempre atualizados é outra forma de se proteger. Isso pode ser feito por ligação para o número 135 ou no Meu INSS.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também