TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Google Chrome perde Modo Lite, que economiza dados móveis
Tecnologia

Google Chrome perde Modo Lite, que economiza dados móveis

publisherLogo
Tecmundo
23/02/2022 17h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14899993/original/open-uri20220223-19-s00itb?1645636281
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Google anunciou nesta terça-feira (22) o fim do Lite Mode, o recurso de economia de dados da versão do Google Chrome para Android. A novidade será implementada a partir da versão 100 do Google Chrome para tablets e smartphones e não pode ser alterada ou ignorada pelo usuário, já que será uma mudança forçada e padronizada.

A função existia desde 2014, ainda sob o nome de Chrome Data Saver, mas foi remodelada e rebatizada ao longo dos anos. Na versão atual, antes de ser descontinuada, ela pode ser ativada nas configurações do aplicativo.

Para que ele serve?

O Lite Mode, ou Modo Lite na versão em português do Brasil do sistema operacional, ajuda você não só a economizar na internet móvel, mas também a navegar mais rapidamente, já que alguns recursos das páginas eram deixados de lado para você ganhar acesso ao conteúdo do site o quanto antes. O painel exibe ainda um relatório mostrando o quanto em MBs você economizou o quanto ele estava ligado.

O Lite Mode em funcionamento do Chrome para dispositivos Android.O Lite Mode em funcionamento do Chrome para dispositivos Android.

Segundo a empresa, são dois motivos que levaram ao encerramento do serviço. O primeiro é que os planos de internet móvel já estão mais populares e baratos. 

O segundo é que o próprio Chrome já recebeu várias melhorias para reduzir o consumo de dados sem comprometer o desempenho do carregamento da página. Assim, o Lite Mode acabou se tornando obsoleto.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também