Google corre para alcançar a Apple no mercado de tablets
Tecmundo
Junto com o Android 13, um novo relógio inteligente e o Pixel 6a, a Google apresentou nesta quarta-feira (11) novos planos para o mercado de tablets — um setor conhecidamente negligenciado pela companhia nos últimos anos e dominado pelo iPad, da Apple.
Durante a conferência de abertura do Google I/O 2022, a companhia confirmou que mais de 200 aplicativos desenvolvidos por ela mesma serão atualizados "nas próximas semanas" com uma versão otimizada para tablets. Isso inclui o YouTube Music, que será um dos mais repaginados, até o Google Maps.
Além disso, ela confirmou que mantém conversas com empresas parceiras para que elas lancem também versões próprias para telas maiores. Esses serviços incluem ferramentas populares, como Zoom, Canva e TikTok. Guias de como as desenvolvedoras devem agir para se adequarem aos dispositivos também estão em produção.
O Pixel Tablet deve ser lançado apenas em 2023.
A própria Google Play Store vai em breve receber uma mudança no visual para tablets, o que deve incluir uma busca personalizada por apps otimizados ou filtros para críticas feitas apenas para essas versões.
Vale lembrar que o próprio Google anunciou um desses aparelhos no evento, o Pixel Tablet, e mantém atualmente o Android 12L como um sistema tanto para tablets quanto para dispositivos dobráveis. A próxima versão, entretanto, deve ser ainda mais otimizada para multitarefas e exibição de aplicativos em grandes displays.