TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Google lança prévia do Sandbox de Privacidade para Android 13
Tecnologia

Google lança prévia do Sandbox de Privacidade para Android 13

publisherLogo
Tecmundo
29/04/2022 11h10
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14983506/original/open-uri20220429-21-pp8vhd?1651231145
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira (28), o Google liberou a primeira prévia do seu Sandbox de Privacidade, baseada no Android 13, para seus desenvolvedores. A ferramenta, que funciona como um ambiente de desenvolvimento isolado do restante de um sistema operacional, deve facilitar a implementação de medidas que reforçam a segurança de dados dos usuários finais — especialmente frente à exibição de anúncios na plataforma.

Comparável às últimas decisões da Apple, a medida da Google marca o início de um longo plano de aprimoramento da privacidade de dados no âmbito de anúncios no Android. Nesse contexto, a ferramenta recententemente lançada conta com APIs e serviços exclusivos, exigindo um lançamento independente da última versão beta do Android 13 disponibilizada. Uma das principais novidades é a estreia do Topics API, que revisa como os dados dos usuários são aproveitados nas propagandas com novos filtros e processamento de informações.

Além de disponibilizar o Android SDK e o Emulador de Android (64 bits), o lançamento também disponibiliza imagens do sistema operacional para o Pixel 4 e outros dispositivos mais novos, compilados juntos do Sandbox de Privacidade. No entanto, vale ressaltar que os usuários interessados ainda devem instalar manualmente a novidade antes de testá-la. Por outro lado, o Google também disponibilizou uma prévia dos novos códigos em seu Github.

Novas APIs do Google devem garantir maior privacidade aos usuários do Android. (Fonte: Pexels)Novas APIs do Google devem garantir maior privacidade aos usuários do Android. (Fonte: Pexels)

Adotando uma abordagem mais cautelosa que a Apple, o Google espera atualizar a ferramenta periodicamente no futuro, a partir do feedback dos desenvolvedores, com novos recursos. Possivelmente, a intenção é minimizar controvérsias no nicho, bem como a perda repentina de lucro do setor de anúncio, que chegou a 20% no caso de sua principal concorrente.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também