TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Google pagou Apple para não criar buscador próprio, acusa ação
Tecnologia

Google pagou Apple para não criar buscador próprio, acusa ação

publisherLogo
Tecmundo
06/01/2022 23h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14843901/original/open-uri20220106-19-zxv1po?1641511976
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Uma ação coletiva movida contra a Apple e o Google e seus respectivos CEOs, Tim Cook e Sundar Pichai, afirma que as duas empresas têm um “acordo secreto” que impede a fabricante do iPhone de desenvolver seu próprio mecanismo de busca. Ao mesmo tempo, o "pacto" obrigaria a companhia da Maçã a utilizar no navegador Safari, como padrão, o serviço oferecido pela empresa da Alphabet.

De acordo com o processo, que foi arquivado pelo Tribunal da Califórnia no início deste ano, o acordo viola as leis antitruste dos Estados Unidos. Segundo a alegação, o acordo prevê o compartilhamento da receita com publicidade, reuniões secretas e supressão ativa de concorrentes menores, além de aquisição de concorrentes potenciais.

O processo pedia uma liminar para proibir o acordo de não concorrência entre o Google e a Apple. A ação alega que as taxas cobradas para publicidade se tornaram mais altas do que seriam se houvesse uma competição normal.

Monopólio do Google questionado

Google paga valores bilionários para ser o buscador padrão em equipamentos da Apple. (Fonte: PxHere/Reprodução)Google paga valores bilionários para ser o buscador padrão em equipamentos da Apple. (Fonte: PxHere/Reprodução)

O Google enfrenta outras ações judiciais antitruste nos EUA e na Europa, que questionam os métodos para obter o domínio no setor de mecanismos de busca. Em outubro de 2020, o Departamento de Justiça processou a empresa por uma série de acordos que exigem que o Google seja o mecanismo de pesquisa padrão predefinido em bilhões de dispositivos móveis e computadores.

Um desses acordos é justamente com a Apple. Os iPhones e iPads respondem por cerca de 71% dos cliques em anúncios do Google em equipamentos móveis. A empresa teria recebido em 2021 cerca de US$ 15 bilhões para tornar o Google padrão em seus dispositivos, segundo estimativas do mercado. Para 2022, o valor poderia chegar a US$ 20 bilhões.

Segundo o Departamento de Justiça, “as práticas anticompetitivas do Google tiveram efeitos prejudiciais sobre a concorrência e os consumidores”. Com menos concorrência na internet, a empresa pode cobrar mais caro pela publicidade e ainda reduzir a qualidade dos serviços.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também