Google trabalha em detector de rastreador Bluetooth para Android
Tecmundo
Localizar dispositivos como os AirTags da Apple, utilizando um celular Android, pode se tornar uma tarefa mais fácil em breve. O Google está desenvolvendo um recurso de detecção de rastreadores Bluetooth que será integrado nativamente ao sistema operacional, como noticiou o 9to5Google na quarta-feira (30).
A novidade foi descoberta durante a desmontagem da versão mais recente do APK do Play Services, responsável por conectar aplicativos aos serviços da companhia de Mountain View. Segundo a publicação, há várias linhas de códigos internos que fazem referência ao possível futuro recurso.
Um dos códigos se refere a “Alertas de dispositivo desconhecido”, enquanto outro é descrito como “Notificação de detecção de tag desconhecida” para tags Bluetooth Low Energy. O APK também faz menção aos modelos compatíveis com a funcionalidade, incluindo os dispositivos da marca Tile e os rastreadores digitais da Maçã, citados como “ATag”.
O uso indevido de airtags para rastrear pessoas tem aumentado.
A detecção de rastreadores Bluetooth no Android também vai permitir que o usuário toque um som no dispositivo, após a sua descoberta, para facilitar a localização do objeto. Uma solução semelhante é oferecida pela Apple, tornando mais eficiente a busca por aparelhos desconhecidos que possam ser utilizados para monitorar o deslocamento de alguém.
Sem previsão de lançamento
De acordo com os responsáveis por descobrir a ferramenta, ela começou a ser desenvolvida pela gigante das buscas em meados de março. Dessa forma, ainda deve demorar algum tempo até a sua disponibilidade para o público em geral, caso a função seja realmente lançada.
É válido destacar que a detecção de AirTags pelo Android exige a instalação do app Tracker Detect, lançado pela Apple no final do ano passado. Mas, com a funcionalidade que pode chegar ao sistema do Google, não será mais necessário instalar soluções externas no celular, pois ela virá nativamente integrada ao Play Services.