Google transforma recurso de segurança Play Protect em aplicativo
Tecmundo
Até pouco tempo, o Android contava com o recurso Google Play Protect para diminuir ameaças de malwares em smartphones. Agora, descobrimos que a funcionalidade se transformou em um aplicativo completo para os dispositivos do sistema operacional.
Após anos como um simples serviço, o Play Protect agiu defendendo os dispositivos contra os malwares, mas a Google pode deixar de oferecê-lo como um recurso em breve. A companhia já publicou o novo aplicativo na Play Store e, aparentemente, não há nenhuma outra novidade.
Poucos usuários têm acesso ao novo app
“Apoiado pelo aprendizado do Google, ele está sempre se adaptando e melhorando. Todos os dias, o Google Play Protect verifica automaticamente todos os aplicativos em telefones Android e trabalha para evitar a instalação de aplicativos prejudiciais, tornando-o o serviço de proteção contra ameaças móveis mais amplamente implantado no mundo”, foi publicado na descrição do app na Play Store.
O app não está disponível para todos os usuários Android, provavelmente porque a Google ainda está trabalhando em uma versão final do aplicativo. Apenas algumas contas puderam instalar o Play Protect, em outras é exibida a mensagem 'seu dispositivo não é compatível com esta versão'.
Apesar disso, o app já foi baixado por milhares de usuários e conta com mais de 100 mil downloads. Por enquanto, os únicos dispositivos que podem instalar o Play Protect são aparelhos atualizados com o Android 12 e que usam ativamente o Play Services.