TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Governo cria Programa Internet Brasil para alunos de baixa renda
Tecnologia

Governo cria Programa Internet Brasil para alunos de baixa renda

publisherLogo
Tecmundo
09/12/2021 11h59
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14807690/original/open-uri20211209-18-j0wqfj?1639051333
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro criou, a partir de uma Medida Provisória (MP), o Programa Internet Brasil, que investirá R$ 140 milhões em internet móvel para estudantes de educação básica participantes do cadastro único para programas sociais do governo.

A MP de número 1.077 foi publicada através do Diário Oficial da União desta terça-feira (7), e prevê a oferta de chip, pacote de dados e dispositivos de acesso à internet, visando ampliar a participação dos alunos em atividades pedagógicas não presenciais. 

Com disponibilidade gradual, os artifícios podem contemplar até diferentes alunos integrantes da mesma família, conforme disponibilidade orçamentária e financeira. A expectativa é que os primeiros acessos móveis sejam distribuídos no início do ano letivo de 2022.

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), serão contempladas inicialmente as escolas de municípios abrangidos pelo Programa Nordeste Conectado. O Ministério das Comunicações será o responsável por gerir e coordenar ações, além de avaliar os resultados e assegurar a transparência das informações. 

Também é sua função estabelecer características técnicas e a forma de disponibilização do serviço de acesso à internet. Já o Ministério da Educação dará o apoio de gestão, monitoramento e avaliação do Programa. Segundo a Secretaria Geral, órgãos e entidades da administração pública federal, estadual, distrital e municipal poderão aderir ao Programa Internet Brasil.

Veto presidencial

Em março, o presidente chegou a vetar um projeto de lei que previa internet gratuita também para os professores da rede pública. O veto foi derrubado em junho pelo Congresso que decretou a Lei 14.172/20 e encaminhará R$ 3,5 bilhões para o acesso à internet para alunos e professores da rede pública.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também