TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Governo dos EUA vai rever grandes aquisições para evitar monopólio
Tecnologia

Governo dos EUA vai rever grandes aquisições para evitar monopólio

publisherLogo
Tecmundo
21/01/2022 14h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14862557/original/open-uri20220121-18-zznlsm?1642773754
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Federal Trade Commission (FTC), principal órgão de regulação de mercado dos Estados Unidos, anunciou nesta terça-feira (18) que vai revisar e modernizar os procedimentos e regras que ajudam a instituição a detectar e previnir a formação de monopólios.

A ideia é melhorar os métodos de análise da FTC — em especial no caso de grandes aquisições, com empresas possivelmente agindo de forma anticompetitiva ao absorver rivais também fortes em um mesmo setor, o que pode diminuir a concorrência.

Além disso, o órgão agora vai focar mais em mercados digitais, que podem "escapar" dessas avaliações por características diferentes de mercado e o oferecimento de serviços em áreas paralelas, mesmo que não sejam diretamente concorrentes.

Histórico de ações

Embora nenhum caso seja citado nominalmente no comunicado, o site TechCrunch acredita que a FTC muito provavelmente vai analisar a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, que envolve cerca de US$ 70 bilhões e foi divulgada no mesmo dia do anúncio da comissão. A ação bate com a descrição anterior, sendo uma absorção de um grande estúdio por uma gigante que, recentemente, até fez um movimento parecido ao comprar o conglomerado que inclui a Bethesda.

Em processos anteriores no mercado de tecnologia, a FTC em 2017 entrou com uma ação contra a Qualcomm por suposta dominância no mercado mobile de chips de conexão. Mais recentemente, o órgão começou a investigar as aquisições que formaram o império do Facebook, agora chamado de Meta.

A FTC abriu uma consulta pública para receber contribuições da sociedade até 21 de março de 2022 e, posteriormente, vai divulgar as novas regras para o público.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também