TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Gravatar sofre vazamento de dados de 114 milhões de usuários
Tecnologia

Gravatar sofre vazamento de dados de 114 milhões de usuários

publisherLogo
Tecmundo
06/12/2021 11h07
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14802003/original/open-uri20211206-18-p6zgbc?1638789085
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O serviço Gravatar, que facilita ou gerencia o login de usuários por uma série de serviços, foi vítima de uma coleta de dados. A informação é só serviço Have I Been Pwned, que monitora vazamentos de dados pessoais e de acesso ao redor do mundo e avisou aos membros cadastrados sobre o vazamento.

De acordo com o site, o Gravatar teve uma brecha descoberta em outubro de 2020 que permitia a "raspagem" de uma enorme quantidade de dados dos usuários. Algum tempo depois, essa vulnerabilidade foi de fato explorada, resultando em um alerta.

Segundo as informações divulgadas até o momento, aproximadamente 114 milhões de usuários tiveram algum tipo de informação coletada. Apesar de muita gente não conhecer exatamente a plataforma pelo nome, ele é conectado aos serviços da Automattic, como a plataforma de publicação WordPress.

E agora?

Como esse é um método de raspagem automática de dados disponíveis mais facilmente, a técnica não consiste exatamente em uma invasão e dados bancários ou senhas não foram expostos — o estilo da coleta é bem parecido com o vazamento que aconteceu no LinkedIn há alguns meses.

Porém, informações de identificação, como a associação entre pessoas, emails e outros dados associados. Eles podem ser usado para a aplicação de golpes futuros de phishing ou fraude de identidade. Por enquanto, o Gravatar não se manifestou oficialmente sobre o assunto.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também