Honda anuncia investimento em carros voadores, robôs e foguetes
Tecmundo
A Honda anunciou nesta quinta-feira (30) que vai investir US$ 45 bilhões (R$ 244 bilhões pela cotação do dia) em projetos inovadores nos próximos seis anos. O objetivo é usar a quantia para desenvolver carros voadores, robôs e foguetes.
Segundo a marca japonesa, esses segmentos são uma extensão natural do seu negócio principal. No caso dos carros voadores, por exemplo, a companhia planeja utilizá-los como parte de um novo serviço de táxi urbano com aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL).
Mas ao contrário dos modelos escolhidos pela GOL e a Azul para suas futuras frotas de eVTOL, a versão japonesa não será 100% movida com eletricidade. Segundo a empresa, mesclar as baterias com turbinas a gás permitirá alcançar distâncias maiores, de até 400 km.
Várias tecnologias usadas pela montadora estão presentes no eVTOL.
Com essa autonomia, o carro voador híbrido da Honda poderia realizar viagens comerciais de Nova York a Boston (Estados Unidos), por exemplo. A ideia da montadora é tomar uma decisão sobre o serviço de táxi aéreo comercial até 2025, para solicitar a certificação e iniciar a operação por volta de 2030.
Robôs e foguetes
Já no campo da robótica, onde a fabricante possui experiência (ela criou o Asimo, cuja produção se encerrou em 2018), o plano é desenvolver novos “avatares”. Esses robôs teriam uma tela no lugar do rosto, para a realização de reuniões remotas, além de possuírem a capacidade de interagir com objetos físicos.
Protótipo de robô da Honda.
E em relação às tecnologias de propulsão, desenvolvidas desde 2019 pela montadora, o novo aporte será usado na criação de um foguete reutilizável, projeto semelhante ao da SpaceX e da Blue Origin.
Lançar satélites pode ser um futuro serviço oferecido pela empresa.
Com a nave, a Honda pretende realizar lançamentos de pequenos satélites em órbita baixa, que poderiam alimentar serviços conectados da própria empresa, entre outras coisas.