Home
Tecnologia
Inteligência Artificial recria voz do falecido pai do ex-jogador Zico
Tecnologia

Inteligência Artificial recria voz do falecido pai do ex-jogador Zico

publisherLogo
Tecmundo
03/08/2021 22h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14570450/original/open-uri20210803-18-7k2ka6?1628028621
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Mercado Livre divulgou, nesta terça-feira (3), uma campanha para o Dia dos Pais com o ex-jogador de futebol Arthur Antunes Coimbra, o popular Zico. Para homenagear a data, a voz do pai do ex-atleta foi recriada utilizando Inteligência Artificial.

A voz de José Antunes Coimbra, falecido em 1986, foi refeita a partir de um dicionário sonoro que constrói uma mini base de fala a partir de gravações antigas e materiais complementares de timbre similar.

Segundo o Mercado Livre, junto do material foi adicionado um vídeo vídeo do arquivo pessoal de Zico. O vídeo foi adaptado para um sistema de síntese neural, gerando um novo texto com fala sintetizada que foi editado para se chegar à voz do pai do ex-jogador.

Mercado Livre

O projeto foi realizado pela empresa brasileira Soundthinkers. Paulo Dytz, sócio e líder da companhia, explicou que para realizar trabalhos como este é necessário ter registros de cerca de 250 frases foneticamente ricas que foram ditas pela pessoa.

Homenagem aos pais

O Mercado Livre explicou, também, que a homenagem a Zico foi feita porque, de acordo com ídolo do Flamengo, seu pai nunca havia visto um gol dele no Maracanã. "Meu pai estava no Maracanã na fatídica final da Copa de 50 (em que o Brasil perdeu a final para o Uruguai) e ficou tão chateado com o resultado que nunca mais colocou os pés lá", relatou.

Por isso, na ação, o ex-jogador ouviu da voz recriada do pai o pedido para que ele fizesse seu gol de número 355 no estádio. A ação gerou bastante repercussão nas redes sociais e foi republicada pelo perfil do Flamengo. Confira, abaixo, o resultado da campanha em homenagem ao Dia dos Pais.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também