Itaú vai cobrir juros de quem teve pagamento vencido durante bug
Tecmundo
Após uma falha na quinta-feira (3) que exibiu saldos e extratos incorretos, além de tirar as plataformas do Itaú do ar, a instituição confirmou nesta sexta-feira (4) que ressarcirá os clientes cujos pagamentos ficaram atrasados. As quitações deverão acontecer ainda no dia de hoje, com a devolução de juros de encargos que foram pagos por conta do problema.
Em nota enviada aos clientes, o Itaú confirma que o ressarcimento dos pagamentos de ontem será realizado hoje. Ao utilizar o aplicativo, alguns clientes também se depararam com uma mensagem indicando que se “algum pagamento foi realizado em duplicidade ele será corrigido automaticamente ao longo do dia”.
O problema em questão teve início na manhã de ontem, segundo relatos de usuários em redes sociais. Ao longo do dia, após confirmar que a intermitência afetou apenas a demonstração das informações, o banco afirmou que o evento não teve “nenhuma relação com eventos externos”.
Retorno “aos poucos” dos sistemas
Ainda no dia de ontem, o Itaú confirmou que havia restabelecido os sistemas. “Informamos que voltamos à normalidade. Você pode realizar suas transferências por TED até às 18h15 ou usar o Pix até a meia-noite. Os pagamentos de boletos também poderão ser feitos até às 20h30”, informou uma mensagem no aplicativo. Alguns usuários do banco ainda relatam que enfrentam problemas de funcionamento, entretanto.
Sobre o caso, Procons regionais e estaduais cobraram explicações do banco sobre o ocorrido. De acordo com o Procon-SP, a instituição financeira deverá informar detalhes sobre o problema e de como deverá atender e prestar suporte aos clientes.
O TecMundo entrou em contato com o Itaú em busca de mais detalhes sobre como o ressarcimento deverá acontecer e aguarda um retorno do banco.