Mercado brasileiro de TIC vai crescer em 2022 com nuvem e 5G

Tecmundo






O mercado brasileiro de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) deve crescer e aproveitar novas tendências de mercado em 2022. Essa é a previsão de um novo relatório da empresa de consultoria e inteligência IDC Brasil.
O estudo aponta que os segmentos de TI (corporativo ou para consumidor) e telecomunicações devem apresentar alta, fazendo com que o setor cresça 8,2% no ano em média.
Por outro lado, a escassez de chips ainda será sentida no Brasil. O país passará por "algum impacto pelo atraso ou restrição de dispositivos que utilizam chips de gerações anteriores e não tiveram aportes recentes", diz o estudo.
Fique de olho
Segundo a IDC, um dos principais motivos para o crescimento da divisão de telecomunicações é a chegada do 5G. O leilão de frequências aconteceu no final de 2021 e, nos próximos meses, os primeiros planos devem ser disponibilizados no Brasil.
Já o setor TI Enterprise tem muito a se beneficiar com o avanço de tecnologias na nuvem, além da retomada do mercado de serviços de TI e software.
Ainda de acordo com o relatório, essas são as iniciativas estratégicas quentes para este ano:
- Produtividade e controle de custos;
- Customer experience;
- Novos produtos e serviços;
- Atração e retenção de talentos.


