Home
Tecnologia
Meta recebe R$ 9,9 milhões de políticos; veja quem gastou
Tecnologia

Meta recebe R$ 9,9 milhões de políticos; veja quem gastou

publisherLogo
Tecmundo
23/03/2022 16h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14931129/original/open-uri20220323-20-1fnvlzy?1648054209
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Quem pensa que a campanha eleitoral anda meio morna é porque não está abrindo o Facebook ou o Instagram. Um levantamento divulgado pelo jornal O Globo na terça-feira (22), com base em dados da biblioteca de anúncios da Meta, revelou que somente as duas citadas plataformas já faturaram R$ 9,9 milhões em impulsionamentos. O objetivo é ampliar o alcance digital de partidos e pré-candidatos em segmentos específicos do eleitorado.

O valor recebido nos últimos três meses refere-se, segundo as redes, em pagamentos de anúncios com temas sociais, eleições e política. O impulsionamento de conteúdo foi liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com a condição de que não haja disparo em massa de mensagens e nem pedidos explícitos de votos. Quanto ao valor dos gastos, recomenda-se a moderação, mas não há nenhum limite estipulado pela instância máxima da Justiça Eleitoral.

Quais candidatos estão investindo mais nas redes sociais?

Simone Tebet/Instagram/Divulgação.Simone Tebet/Instagram/Divulgação.

De acordo com o levantamento do Globo, os candidatos com menos intenções de votos nas pesquisas divulgadas até agora têm feito investimentos maiores. A senadora Simone Tebet (MS), pré-candidata do MDB com 1% na pesquisa do Instituto FSB (contratado pelo banco BTG Pactual), tem sido a campeã de investimentos, com R$ 138 mil direcionados a patrocínio de conteúdos no Facebook e Instagram.

No segmento intermediário, o Podemos, sigla do ex-ministro Sérgio Moro, que tem 8% de intenções de votos na mesma pesquisa, já fez gastos de R$ 46 mil nos últimos meses com postagens exaltando a finada Operação Lava Jato. 

No segmento inferior de impulsionamentos, com investimentos de R$ 34 mil, está o PT, que tem usado as redes sociais para divulgar cadastros e aplicativos para acessar conteúdos favoráveis ao ex-presidente Lula, que ocupa a liderança na citada pesquisa, com 43% de intenções de voto. A aposta se concentra, principalmente, na iniciativa chamada Lulaverso que, além dos aplicativos da Meta, está também presente no Telegram, Twitter e TikTok.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também