Microsoft anuncia Windows 365 com PCs na nuvem até no Android
Tecmundo
A Microsoft anunciou, nesta quarta-feira (14), o Windows 365, um serviço do sistema operacional que funciona a partir da nuvem. O recurso será lançado em 2 de agosto e levará o Windows 10 e Windows 11 para dispositivos com macOS, iOS, iPadOS, Android e Linux.
A empresa explicou que o serviço será inicialmente voltado para empresas, seja qual for o tamanho. Funcionando como uma espécie de plataforma de streaming de vídeo, não será preciso utilizar o espaço físico dos computadores para emular o software.
"Com o Windows 365, estamos criando uma nova categoria: o Cloud PC", afirmou Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft.
"Assim como os aplicativos foram trazidos para a nuvem com SaaS (software como serviço), agora estamos trazendo o sistema operacional para a nuvem, fornecendo às organizações maior flexibilidade e uma maneira segura de capacitar sua força de trabalho para ser mais produtiva e conectada, independentemente da localização", complementou o executivo.
De acordo com a gigante da tecnologia, o sistema permitirá a execução de todos os aplicativos, programas, ferramentas e dados que normalmente são executados em um sistema operacional tradicional, como o Office, navegadores, Teams e mais.
O Windows 365 também promete facilitar muito a utilização dos computadores, já que será possível iniciar um trabalho em um dispositivo e continuar em outro exatamente no ponto em que o usuário parou.
Como o uso corporativo é o foco do sistema, a companhia exemplificou que profissionais poderão fazer o login no computador da empresa em um dia e depois retomar o trabalho em casa, caso eles optem pelo home office no outro dia.
A Microsoft também garantiu que o Windows 365 será totalmente seguro. "As informações são protegidas e armazenadas na nuvem, não no dispositivo. Sempre atualizado e baseado na força dos ricos recursos e linhas de base de segurança da Microsoft, o Windows 365 simplifica a segurança e recomenda as melhores configurações de segurança para o ambiente em questão", diz trecho do comunicado divulgado pela marca.