TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Microsoft bloqueia 42 sites usados por grupo de hackers chineses
Tecnologia

Microsoft bloqueia 42 sites usados por grupo de hackers chineses

publisherLogo
Tecmundo
10/12/2021 00h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14809291/original/open-uri20211210-19-khogqr?1639096342
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Após um ano proveitoso, em que interceptou milhares de sites maliciosos e ingressou com ações judiciais contra diversos hackers de estados-nação, a Unidade de Crimes Digitais (DCU em inglês) da Microsoft fecha 2021 com uma grande vitória contra os cibercriminosos. No início desta semana (6), a unidade bloqueou 42 sites maliciosos usados pelo grupo de hackers Nickel, da China, que visava organizações dos EUA e de 28 países do mundo.

A DCU vem analisando o grupo chinês por trás desses domínios maliciosos desde 2016. A empresa de cibersegurança Mandiant também rastreia a mesma gangue desde 2010, mas como o nome de Ke3chang. Há dois anos, o Nickel vem sendo também monitorado pelo Centro de Inteligência contra Ameaças (MSTIC) da Microsoft em ataques visando órgãos governamentais, entidades diplomáticas e organizações não governamentais (ONGs) em 29 países da América Latina e da Europa. 

A ordem judicial

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.

A queda da infraestrutura criminosa do Nickel, feita pela Microsoft, só foi possível depois que o Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Leste da Virgínia acatou uma reclamação formal da empresa apresentada no dia 2 de dezembro e concedeu uma ordem judicial para apreensão dos domínios suspeitos, cuja relação pode ser consultada neste link

No despacho, o juiz distrital determinou que os domínios fossem redirecionados "para servidores seguros, alterando os servidores de nomes autoritativos para [os domínios] NS104a.microsoftintemetsafety.net e NS104b.microsoftintemetsafety.net".

Além da ação contra os hackers chineses, a Microsoft já bloqueou mais de 600 mil registros de sites que poderiam ser utilizados por agentes maliciosos. A empresa também ressalta que, em 24 processos, já suspendeu mais de 10 mil websites usados por hackers e 600 portais mantidos por agentes de estados-nação.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também