Home
Tecnologia
NASA estuda renomear telescópio James Webb após denúncias de homofobia
Tecnologia

NASA estuda renomear telescópio James Webb após denúncias de homofobia

publisherLogo
Tecmundo
23/07/2021 22h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14557318/original/open-uri20210723-18-2gyn8o?1627077724
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A NASA está investigando a possibilidade de mudar o nome do telescópio James Webb após o surgimento de denúncias sobre o envolvimento do homenageado no "Lavender Scare", um período histórico do governo estadunidense, entre as décadas de 40 e 60, em que homossexuais foram perseguidos e demitidos de cargos federais. 

Montada em maio por quatro astrônomos, a requisição já arrecadou 1.250 assinaturas, incluindo cientistas que estão na "lista de espera" para usar sucessor do Hubble. O telescópio James Webb tem lançamento programado para este ano. Segundo os envolvidos, o nome pode glorificar a intolerância e o sentimento anti-LGBTQIA+.

O telescópio será lançado em outubro e está na fase de O telescópio será lançado em outubro e está na fase de "testes finais"

Brian Odom, historiador chefe do órgão, está trabalhando com outros historiadores de fora da NASA para investigar arquivos documentais sobre as políticas e ações de Webb; apenas após a revisão, a agência tomará uma decisão. 

"Temos que ser transparentes com a comunidade e com o público sobre as razões das nossas decisões", disse Paul Hertz, chefe da divisão de astrofísica, em um comitê da agência em junho. 

Foto de James WebbFoto de James Webb

James Webb foi diretor da NASA entre fevereiro de 1961 e outubro de 1968. Ele foi homenageado por balancear as prioridades da agência entre o programa espacial e a ciência. Essa moderação foi importante durante a execução do Programa Apollo, que, de acordo com o periódico científico Nature, puxava "uma boa parte" do orçamento.

Além disso, ele ficou conhecido por criar parcerias com universidades do país com a NASA University Program, que construiu laboratórios e forneceu bolsas a estudantes de graduação. 

Antes de ser parte da NASA, Webb trabalhou no Departamento de Estado dos Estados Unidos na década de 40, durante o surgimento do período "Lavender Scare". 

Conforme a petição, o burocrata foi Subsecretário de Estado entre 1949 e 1952 e passou uma lista de memorandos que discutia "O problema dos homossexuais e pervertidos" ao senador que liderava o movimento. Os autores apontam para registros dos Arquivos Nacionais e Administração de Documentos dos Estados Unidos. 

Exemplo de relatório do Lavender ScareExemplo de relatório do Lavender Scare

Ainda segundo a Nature, David Jhonson, historiador da Universidade do Sul da Califórnia, que escreveu o livro The Lavender Scare em 2004, diz que não sabe de evidencias de que Webb liderou ou instigou perseguições. Webb participou em reuniões na Casa Branca sobre o movimento, mas o comitê buscava conter a histeria que membros do congresso estavam instigando. 

Os autores afirmam que Webb tem responsabilidade pelas políticas discriminatórias durante o período do seu cargo. "Acreditamos que arquivos históricos falam a favor de renomear o telescópio", concluem. A petição foi publicada em uma coluna da Scientific American.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também