Netflix pode perder até US$ 60 bilhões em valor de mercado
Tecmundo
As ações da Netflix sofreram uma queda brusca nesta quarta-feira (20) na Bolsa de Valores da Nasdaq. No início do dia de negociações, as ações registraram uma queda de quase 40% em comparação com o valor do mesmo período no dia anterior.
Além disso, a expectativa é de que esse número de ex-usuários só aumente nos próximos meses. Caso a tendência seja mantida, a Netflix pode registrar uma perda de valor de mercado de até US$ 60 bilhões, segundo estimativas compartilhadas pela Bloomberg.
O motivo é a divulgação ontem (19) de uma carta aos investidores que informou, entre outros assuntos, a perda de 200 mil assinantes no primeiro trimestre de 2022 — primeiro registro de queda em quantidade de membros pagantes em dez anos na plataforma.
O desempenho da Netflix no ano, incluindo a atual queda.
De acordo com a atual tendência de negociação na Nasdaq, as queda nas ações pode chegar a até 40% no final do dia e fazer o preço da unidade cair para baixo de US$ 200 — algo que não acontece desde 2018, sendo que no período a plataforma estava em uma crescente.
Ex-queridinha do mercado
De acordo com a Bloomberg, a divulgação dos resultados negativos foi ainda mais impactante do que o esperado: a perspectiva de queda balançou a confiança de analistas e investidores, que antes tinham a Netflix como uma das favoritas do topo da lista da Nasdaq, a Bolsa de Valores especializada em companhias do setor de tecnologia.
O valor de mercado da Netflix ao longo dos anos: atual queda é inédita.
Entre os fatores que contribuíram para a queda no número de pagantes está a flexibilização de medidas de isolamento da pandemia da covid-19, o aumento recente de preços no serviço ao redor do mundo, concorrência crescente de outras plataformas e a suspensão na Rússia em decorrência da invasão da Ucrânia, entre outros motivos.
Na tentativa de recuperar parte da base ou ao menos impedir que a debandada de assinantes continue, a Netflix já confirmou que vai estudar a fundo a implementação de um plano mais barato , mas com anúncios. A empresa também está trabalhando em soluções para cobrar pelo compartilhamento de senha.