New World é um MMO bem promissor com alguns conceitos antiquados
Tecmundo
Analisar um MMORPG nunca é uma tarefa fácil. Não porque sejam jogos mais desafiantes que o normal, mas porque a pura quantidade de conteúdo que você tem em sua frente é realmente massiva e pode ser difícil de absorver tudo ou ter uma impressão concreta após passar dezenas de horas naquele novo mundo. Com New World , o já famoso MMO da Amazon , isso não foi nem um pouco diferente. Mesmo depois de participar de testes prévios com a imprensa , do beta fechado e aberto e de continuar a aventura na versão final lançada no final de setembro, ainda é complicado fazer afirmações sobre um game que está fadado a mudar constantemente ou oferecer experiências diferentes dependendo do jogador.
Ainda assim, eu consegui ter alguma boa noção do que é explorar o mundo de New World nesse momento raro que é o comecinho de um MMO inédito, algo que muitos de nós não experimentamos há alguns anos. Se ficou curioso para saber mais, é só continuar de olho na nossa análise completa a seguir!
O início de um novo mundo
Como quase todo MMO, New World te joga em um mundo cheio de possibilidades e no qual você não tem recursos, conhecimento ou cabeça para aprender tudo o que precisa nas primeiras horas de jogo. Para quem nunca experimentou um game assim antes, não se preocupe: isso é totalmente normal e você vai pegar o jeito com o tempo. O bom é que as primeiras missões são bem simples e estão lá para te ensinar os conceitos mais básicos que precisa saber para sobreviver e progredir em sua jornada.
Isso inclui coisas como batalhar com inimigos, como coletar materiais, como construir ferramentas e suprimentos e muito mais. Felizmente, por estar totalmente localizado em nosso idioma, o que inclui não só os textos, mas também as falas que são dubladas em português, acaba sendo bem mais fácil de entender tudo o que deve fazer e para onde deve ir, algo que os fãs brasileiros de MMOs vão apreciar bastante.
O legal é que não são só os novatos que terão bastante o que aprender, já que New World tem alguns conceitos bem diferentes de outros MMOs convencionais. A gente percebe isso logo de cara, quando não precisamos escolher uma classe na fase de criação do personagem. Em vez disso, há um sistema de armas que funcionam como as classes tradicionais, como tanque, curandeiro e o sempre disputado DPS (o causador de dano).
Atualmente, há onze armas diferentes que você pode testar, sendo que a eficiência delas está ligada diretamente aos pontos que você distribui em cinco atributos bem tradicionais: a força, destreza, inteligência, foco e constituição. Também há pontos a serem alocados em habilidades específicas de cada arma, que é o que você usará nos combates.
O MMO da Amazon conseguiu conquistar muitos fãs em pouco tempo
Vale dizer que sempre há dois estilos diferentes de luta para as armas, o que quer dizer que você pode investir em ser um usuário de arco e flecha mais assassino ou em alguém que causa mais debuffs nos inimigos em área, por exemplo. Já que é possível usar duas armas ao mesmo tempo, a variedade do que se é capaz de fazer é bem grande. Fora isso, você sempre pode melhorar e combinar alguns bônus dependendo dos traços que sua armadura e armas possuem, um conjunto que pode resultar em builds bem legais tanto para o conteúdo PvE como o PvP.
A solidão no meio da multidão
Se antigamente havia muitos MMOs que contavam com diversas atividades que precisavam ser feitas em grupo, há uma boa vertente de jogos mais novos que permitem que você faça praticamente tudo sozinho se preferir. Em New World, esse também é o caso, já que você pode se aventurar sem companhias e sem grandes dificuldades, mas sempre há um senso de comunidade em sua volta caso queira se socializar em algum momento. Isso inclui o fato de você ter como comprar uma casa nas cidades que visitar ou só ter como vender ou comprar itens de outros jogadores em vez dos NPCs, tudo via uma loja interna em que as pessoas podem listar ou procurar o que desejam pelo preço mais interessante.
Já a partir do nível 25, as expedições, ou seja as dungeons para cinco jogadores, se abrem para quem tiver interesse em combates mais desafiantes em grupo. Considerando que as expedições contam com mais detalhes da trama de New World e equipamentos únicos de recompensa, acaba valendo a pena dar uma chance à elas mesmo se não for tão fã de ter que depender de uma equipe para completar missões mais difíceis. No momento, há seis dessas dungeons no game, sendo que elas são disponibilizadas ao jogador com base em seu nível, o que as torna mais espaçadas e, por isso, mais interessantes em vez de cansativas.
O conceito de armas no lugar de classes tradicionais é bem interessante
Um fator que vai te fazer se sentir mais parte de um grande grupo é o sistema de facções, que tem um papel bem importante no jogo. Nas suas primeiras horas de exploração, você será apresentado às três facções: os Saqueadores, uma força militar poderosa que deseja estabelecer uma nação livre; a Aliança, que é uma ordem fanática e empenhada em limpar o mundo daqueles que consideram hereges; e o Sindicato, uma organização mais intelectual que planeja usar o conhecimento para dar início a uma nova era iluminista.
Mesmo que você não seja fã das ideias de nenhuma das facções, você terá que escolher uma delas para prosseguir em suas missões e verá os efeitos de fazer parte de um grupo bem rápido. As cidades são controladas por guildas, que por sua vez, pertencem às facções, então não se assuste ao notar uma rivalidade palpável entre jogadores de diferentes grupos, especialmente no chat de texto. Isso é especialmente ótimo para expandir o sentimento do que é fazer parte de um MMO, ainda mais para quem planeja duelar contra outros jogadores nos modos PvP.
É claro que você não precisa fazer isso, podendo só escolher uma facção e torcer para ela ter um poder grande sobre alguma das regiões ou cidades em que for passar mais tempo. Toda essa liberdade de escolher como jogar e de não ter que se preocupar tanto assim com as classes definitivamente vai ter um bom apelo para aqueles que sempre se sentiram intimidados em começar a jogar um MMO, o que pode explicar a grande popularidade de New World em tão pouco tempo. Só que isso já começa a nos lembrar de alguns probleminhas que encontramos no caminho.
O futuro ainda repete o passado
É difícil pensar em um MMO que tenha sido lançado em um estado realmente ideal e é preciso tempo para que ele se transforme em um game que realmente ofereça algo que cative os jogadores na medida certa. Um exemplo bem recente disso foi The Elder Scrolls Online, que ficou em desenvolvimento por sete anos e, ainda assim, teve um lançamento tão conturbado que os desenvolvedores tiveram que repensar todo o modelo do game poucos meses após sua chegada. Seguindo o feedback dos fãs, eles mudaram praticamente tudo em menos de um ano e continuaram a ouvir os jogadores na hora de realizar mudanças ou oferecer conteúdo novo nos anos seguintes, conseguindo garantir que o jogo tivesse sua marca como um dos melhores MMOs modernos atualmente.
Infelizmente, New World ainda usa conceitos antiquados de outros MMOs antigos
Usamos esse exemplo para dar mais contexto para o que achamos que pode acontecer com New World, que embora não esteja em um estado ruim no momento, ainda está claramente longe de oferecer uma experiência polida e sólida. Ainda é possível encontrar muitos bugs com facilidade, sendo que um deles travava minha movimentação independente do movimento da câmera e me forçava a reiniciar o jogo para que tudo voltasse ao normal. Em um título que ainda conta com filas dependendo do servidor e horário que decide jogar, isso matou parte da minha empolgação em algumas sessões, especialmente quando esse problema ocorreu três vezes seguidas e exigiu três reinicializações do game.
Também há atividades que podem se tornar tediosas após algum tempo, especialmente para aqueles que já se aventuraram em outros MMOs previamente. Infelizmente, ter que ir atrás de tantos materiais para subir o seu nível de coleta de cada um deles para então ser capaz de pegar materiais mais valiosos também se torna cansativo, especialmente para quem já está farto de fazer grind por tantos anos em tantos jogos desse tipo. Isso ainda vale para as missões, já que muitas repetem as tradicionais tarefas de “vá aqui, mate tantos inimigos e leve tal item para essa pessoa específica naquela cidade distante e depois volte para falar comigo”.
Considerando que New World é um MMO fresquinho e com algumas ideias novas bem interessantes, não seria melhor tentar rever mais alguns dos conceitos antiquados desse gênero e reinventá-los em vez de simplesmente reproduzi-los desta forma? É essa mistura do velho e do novo que deixa o título em um lugar meio estranho e o que me previne de recomendá-lo para todo mundo que só estiver afim de experimentar um bom RPG cheio de coisas para fazer.
O bom é que tudo isso pode ser resolvido se a Amazon ouvir seus jogadores e levar o feedback em consideração, já que todo MMO é realmente um trabalho em constante progresso de qualquer jeito. Considerando o grande potencial que o game já tem, esse empenho extra pós lançamento pode ser o empurrãozinho que New World precisa para se tornar em um real novo mundo para os MMOs da nova geração.