Home
Tecnologia
Novo Snapdragon 8cx para PCs promete rivalizar com o Apple M1
Tecnologia

Novo Snapdragon 8cx para PCs promete rivalizar com o Apple M1

publisherLogo
Tecmundo
01/12/2021 23h01
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14796245/original/open-uri20211201-18-cqmh83?1638399938
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (1º), a Qualcomm revelou, durante o segundo dia do evento Snapdragon Summit 2021, dois novos SoCs para computadores. O novo Snapdragon 8cx (3ª geração) foi projetado para computadores que demandam performance e design fino; já o Snapdragon 7c+ (3ª geração) é focado em PCs Windows e Chromebooks menos potentes.

O Snapdragon 8cx, destaca a Qualcomm, é o primeiro processador para computadores de 5nm (nanômetros). Em comparação com a geração anterior o novo chipset, cita a empresa, possui CPU 85% mais veloz e ganho de 60% na GPU. Esse ganho, por exemplo, deve impulsionar o desempenho das máquinas com navegação na web, edição de foto e vídeo, em videoconferências e outros.

Ele possui núcleos Qualcomm Kryo na CPU de arquitetura 64-bit, enquanto a GPU Adreno traz suporte ao DirectX 12. A ficha técnica do chipset ainda traz suporte para memórias LPDDR4x (4.266 Mhz) e armazenamento em SSD (NVMe over PCIe) ou UFS (3.1). Ele também suporta telas integradas com resolução 4K ou até dois monitores externos 4K.

Qualcomm Snapdragon 8cxNovo Qualcomm Snapdragon 8cx (3ª geração) chegará no primeiro semestre de 2022 aos computadores.

A Qualcomm também destaca os recursos de conectividade do novo Snapdragon 8cx. O chipset traz o modem X65, capaz de atingir velocidades de conexão 5G de 10 Gbps (download), além de possuir compatibilidade com o X55 5G (7,5 Gbps) e o X62 (4,4 Gbps). A Qualcomm também destaca os recursos de conectividade do novo Snapdragon 8cx.

Bateria para dias

"O Snapdragon 8cx Gen 3 foi construído com a tecnologia que transformou a indústria do PC, entregando experiências premium com desempenho inovador por watt", cita Miguel Nunes, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Qualcomm. De acordo com a companhia, o 8cx "tem suporte para múltiplos dias de vida útil de bateria". Segundo a empresa, a nova geração do chipset é capaz de oferecer mais de 25 horas de funcionamento com uma carga.

A Qualcomm ainda cita alguns outros benefícios que o chipset pode trazer aos computadores:

  • O 8cx suporta jogos em 120 fps com resolução Full HD;

  • Melhorias automatizadas de foco automático, balanço de branco e exposição em videoconferências (para apps como Zoom e Microsoft Teams);

  • Melhorias de redução e cancelamento de ruído baseadas em IA;

  • Suporte para webcam HDR de até 24 MP;

  • Pode filmar com resolução 4K HDR (30 fps) ou em câmera lenta em HD (480 fps).

Snapdragon 8cxCom o novo Snapdragon 8cx, Qualcomm pode rivalizar com os novos chips M1 da Apple.

As capacidades de IA (Inteligência Artificial) do 8cx, garante a Qualcomm, entregam mais de 29 TOPS (trilhões de operações por segundo). A empresa também acrescenta que o chip "foi arquitetado para fornecer segurança do chip à nuvem". Além de armazenar credenciais, dados pessoais e chaves de criptografia no Microsoft Pluton Security, o 8cx também é compatível com o sistema do Windows Hello, que possui um processador (Computer Vision) dedicado para autenticação.

A aposta, inclusive, lembra o que a Apple tem feito com os seus chips proprietários (Arm) M1. A linha, que agora conta com os novos integrantes M1 Pro e M1 Max (também de 5nm), promete aos laptops da marca desempenho produtivo e longa autonomia de bateria. 

Snapdragon 7c3 (3ª geração)

Já o Snapdragon 7c3 (3ª geração) promete um bom upgrade em máquinas mais básicas. Em comparação com a geração anterior, o chipset oferece desempenho de CPU e GPU até 60% e 70% mais rápido, respectivamente. Ele possui aceleração de IA com até 6,5 TOPS e conectividade 5G graças ao modem Snapdragon X53 (até 3,7 Gbps de download), que suporta os padrões sub-6 e mmWave. O chip também possui Wi-Fi 6 e 6E (até 2,9 Gbps).

"Com o Snapdragon 7c+ Gen 3, estamos elevando o nível de entrada ao estender o 5G entre os ecossistemas de computação", apontou Nunes. Segundo ele, o chipset poderá beneficiar consumidores regulares, negócios e até na educação.

Snapdragon 7c+Com o Snapdragon 7c+ (3ª geração), a Qualcomm pretende levar mais desempenho aos computadores Windows e Chromebooks mais básicos.

Desenvolvido no processo de 6nm, o novo 7c3 suporta telas integradas com resolução máxima Full HD+, câmera única de 64 MP (ou até tripla de 22 MP cada), grava vídeos em 4K HDR e memórias LPDDR4x (4.266 Mhz) ou LPDDR5 (6.400 Mhz); ele também é compatível com armazenamento SSD (PCIe NVMe/SSD, eMMC 5.1, SD 3.0) ou UFS (2.1).

Os novos chipsets, ambos já compatíveis com o Windows 11, estarão embarcados nos computadores comerciais no primeiro semestre de 2022.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também