Nubank compra Olivia, startup que usa IA para planejar gastos
Tecmundo
A fintech Nubank anunciou nesta quarta-feira (17) a aquisição de uma startup de planejamento financeiro. Trata-se da Olivia, uma companhia que utiliza Inteligência Artificial (IA) para gerar dicas e estruturas que permitem aos consumidores gastarem melhor e economizar.
A Olivia nasceu em 2016 e chegou ao Brasil três anos depois, depois de receber um aporte. O aplicativo fornece uma visão detalhada de gastos mensais, apresentando um panorama mais completo dos seus hábitos de consumo e até "prevendo" a melhor forma de manter a sua renda sem exagerar.
A plataforma conta ainda com um serviço comunitário de conselhos e experiências compartilhado pelos usuários.
E agora?
Com a aquisição, a Olivia será integrada nos serviços da fintech, com o time de tecnologia também sendo absorvido para fornecer maior capacidade de ciência de dados e estratégia de desenvolvimento de produtos. Não há informações, por enquanto, se o aplicativo continuará em funcionamento ou será restrito aos serviços da nova dona.
Essa já é a sexta aquisição da Nubank desde 2020, com o catálogo recente incluindo a plataforma de investimentos Easyinvent, que agora se chama Nuinvest. A fintech ainda está em processo de organização da oferta pública de ações (IPO), que acontecerá nos Estados Unidos. A atual compra ainda depende da aprovação do setor regulatório do Cade.