Órgão dos EUA pode bloquear compra da Arm pela Nvidia
Tecmundo
O órgão regulador norte-americano Federal Trade Commission (FTC) anunciou a abertura de um processo contra a negociação entre Nvidia e Arm, que movimentará US$ 40 bilhões e deve alterar o mercado global de semicondutores.
A FTC alega que a negociação pode prejudicar o setor, já que uma aquisição desse porte e entre duas empresas grandes — e de etapas diferentes de uma mesma indústria — pode ter "efeitos danosos em inovações futuras".
A instituição alega que a Arm é uma parte crítica do mercado e que a compra pode favorecer somente a Nvidia e não as concorrentes. Na pior das hipóteses, isso poderia reduzir a concorrência, aumentar preços e prejudicar o consumidor.
E agora?
A expectativa da FTC é que o processo gere o bloqueio da transação, que está em um prazo apertado para ser aprovado. A ação só deve ser julgada no segundo semestre do ano que vem, mas a Nvidia precisa resolver as pendências regulatórias meses antes, até março de 2022.
Fora a briga com o órgão dos EUA, a negociação encontra entraves de representantes da União Europeia, Reino Unido e de outras empresas de tecnologia.