TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Pesquisa confirma que objeto extraterrestre gerou cratera em SP
Tecnologia

Pesquisa confirma que objeto extraterrestre gerou cratera em SP

publisherLogo
Tecmundo
20/12/2021 17h55
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14823698/original/open-uri20211220-18-xktxa9?1640023395
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A “cratera de Colônia”, que está localizada no distrito de Parelheiros, na zona sul de São Paulo, foi mesmo gerada pela queda de um objeto extraterrestre. Os indícios que sustentam a confirmação estão em um artigo científico conduzido pelo geólogo Victor Velázquez Fernandez, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o especialista, a pesquisa recente traz evidências mais robustas sobre o que gerou a cratera de 3,6 km de diâmetro, cerca de 300 metros de profundidade e uma borda soerguida de 120 metros na capital paulista.

“Encontramos esférulas [pequenas esferas] no interior da cratera, em profundidades de 180 a 224 metros, cuja forma só pode ser explicada pelo impacto de um corpo extraterrestre, que gerou temperaturas da ordem de 5 mil graus Celsius e pressões da ordem de 40 quilobars – equivalentes a 40 mil vezes a pressão atmosférica padrão”, disse Velázquez para a Agência Fapesp.

PesquisaLocalização da área de estudo e aspecto morfológico da cratera de impacto Colônia, em SP

Um dos aspectos da descoberta que intrigou os cientistas é que as esférulas (que variam entre 0,1 mm e 0,5 mm) foram encontradas dentro da cratera. Normalmente, os detritos são jogados para fora com a colisão do objeto que cai dos céus.

“Nossa explicação é que a energia do impacto transformou as rochas existentes no local em uma nuvem densa e superaquecida. Esse material foi lançado para cima, congelou e voltou a cair na base da recém-formada cratera”, explicou.

Qual objeto extraterrestre caiu na Terra?

O artigo científico também destaca a boa possibilidade de que o objeto que caiu na Terra tenha sido um cometa e não um asteroide metálico ou rochoso. A composição química das esférulas é um dos aspectos que eleva essa hipótese.

“Embora desconheçamos o tamanho do objeto, a velocidade e o ângulo de incidência, por comparação com outros impactos, podemos dizer que a colisão gerou uma devastação de 20 quilômetros de raio. Outro aspecto que ignoramos também é a data do evento, estimada, por enquanto, em um intervalo de 5 milhões a 36 milhões de anos no passado”.

CrateraEsférulas e aspectos morfológicos e da superfície da cratera

Chamado de “Morphological aspects, textural features and chemical composition of spherules from the Colônia impact crater, São Paulo, Brazil”, o artigo científico  foi publicado em março deste ano na revista Solid Earth Sciences. O trabalho também é assinado pelos pesquisadores Celso B. Gomes, Marcos Mansueto, Leonardo A.S. de Moraes, José Maria A. Sobrinho, Rodrigo F. Lucena, Alethéa E. M. Sallun e William Sallun Filho.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também