Pesquisador de IA é demitido por 'desafiar' Google
Tecmundo
Em um artigo publicado no The New York Times, foi revelado que o Google demitiu mais um profissional que estudava sobre inteligente artificial na empresa. O cientista de aprendizado de máquina Satrajit Chatterjee foi demitido após desafiar descobertas sobre as IAs.
Conforme as informações reveladas no jornal, a demissão do profissional foi realizada após o Google se recusar a publicar um artigo em que Chatterjee escreveu com outros pesquisadores. A pesquisa desafia descobertas anteriores sobre como os computadores podem criar componentes de chips mais eficazes que as versões desenvolvidas por seres humanos.
De acordo com informações reveladas pela companhia, Chatterjee foi demitido por justa causa e que o estudo foi recusado por não atender aos padrões do Google. A empresa também disse que o estudo foi avaliado minunciosamente e revisado.
Google já demitiu alguns funcionários da área de IA's
Mais demissões
Em 2021, o Google demitiu a pesquisadora de inteligência artificial Margaret Mitchell por conta de violação de políticas de confidencialidade de dados e criticas aos executivos da companhia. Pouco antes, em 2020, a empresa também demitiu a pesquisadora de ética de IAs, Timnit Gebru.
No fim do último ano, Mo Gawdat, ex-executivo do Google, revelou sua opinião sobre o setor de inteligência artificial ao declarar que "estamos criando Deus" e que tem medo do surgimento de um cenário como na franquia Exterminador do Futuro.