TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Pesquisadores criam robô que alivia raiva ao transmitir mensagens
Tecnologia

Pesquisadores criam robô que alivia raiva ao transmitir mensagens

publisherLogo
Tecmundo
26/03/2022 13h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14935141/original/open-uri20220326-20-1h3uewt?1648299665
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Pesquisadores da Universidade de Tsukuba, no Japão, criaram um robô capaz de aliviar a raiva de receptores de notícias negativas. Sua função seria mediar conversas por mensagem de texto, melhorando as interações sociais em meios digitais.

Chamado de OMOY, o robô distribui seu peso interno enquanto lê as mensagens, dando a impressão de emitir emoções para o receptor que o segura. 

Os pesquisadores o testaram com a transmissão de mensagens como "Me desculpe, chegarei atrasado, esqueci do compromisso. Pode esperar mais uma hora?" para 94 pessoas.

A fala do robô acompanhada por mudanças na distribuição de seu peso reduziu em média 23% da raiva do usuário, 22% de seu impulso de vingança e 15% da motivação para evitar a situação, incentivando o perdão

Quando o robô não apresentou movimentos e somente transmitiu a mensagem, a redução da raiva foi apenas de 3,5%, com quase nenhum efeito sobre o impulso de vingança ou sobre a motivação para evitar a situação.

O mecanismo é baseado inteiramente nos movimentos do peso interno, sem uso de gestos corporais ou expressões faciais. Pesquisadores o veem como forma de trazer um elemento humano que acompanharia a notícia face a face ou por telefone.

Já haviam sido realizados estudos modulando aspectos diversos para robôs sociais, incluindo expressões faciais, temperatura, vibração, sons, cores e outras características não-verbais. Este é o segundo estudo analisando movimentos no peso interno, sendo que o primeiro foi publicado por dois dos mesmos autores em 2020.

"Com o meio de comunicação digital escrito, a falta de feedback social redireciona o foco do remetente para o conteúdo da mensagem em si", diz Fumihide Tanaka, coautor do estudo e professor da Faculdade de Engenharia, Informação e Sistemas da Universidade de Tsukuba.

"Quando este discurso é acompanhado pelas devidas mudanças de peso, vimos que o usuário perceberia a 'intenção' do robô de ajudá-los a se acalmar", conclui Tanaka.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também