Home
Tecnologia
PS Store: patentes da Sony revelam evoluções nas páginas de produto
Tecnologia

PS Store: patentes da Sony revelam evoluções nas páginas de produto

publisherLogo
Tecmundo
26/08/2021 18h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14650866/original/open-uri20210826-17-1iu0brs?1630003199
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Recentemente, a Sony enviou pedidos de patente referentes à PS Store ao órgão responsável nos EUA e as imagens anexos dão a entender que a loja receberá grandes evoluções. São só desenhos, bem rudimentares, mas é possível perceber que a Sony está projetando páginas de produto dinâmicas, que recebam novidades periódicas sobre os jogos, durante todo o ciclo de vida.

Com isso, a ideia é dar destaque para as novas temporadas e eventos, além dos itens diferentes que os jogadores podem comprar a cada atualização, como skins e créditos. Afinal, como a Sony e os próprios jogadores podem perceber, o ciclo de vida dos jogos está bem diferente: mais do que comprar um jogo e, daqui um ano ou dois, comprar uma nova versão, os jogos permanecem os mesmos por anos, mas com updates periódicos. 

Esse novo modelo parece buscar, justamente, um destaque maior para esses updates — que, veja só, são o que mais dá dinheiro para a Sony, atualmente. 

Mas como essas novas páginas vão funcionar?

Ainda não temos detalhes de como serão as novas páginas de produto da PS Store — nem se essas ideias realmente verão a luz do dia. 

As especulações que estão rolando na imprensa são baseadas em um documento entregue pela Sony ao órgão de patentes e direitos autorais dos EUA. O pedido, enviado em maio de 2021, descreve "técnicas para fornecer informações e funções baseadas no ciclo de vida de um video game e contexto de uso". O exemplo dado no documento é de um jogo de corrida hipotético, cuja página de produto dá destaque ao último campeonato. 

Dá para ver o documento inteiro, com 41 páginas, no site do USPTO . Entre tantos desenhos, dá para perceber que as páginas mudam para pessoas que têm ou ainda não compraram o jogo, dando destaque a informações diferentes e contextualizadas. Trazendo um exemplo mais real, a página de Fortnite, por exemplo, poderia destacar o último Battle Pass, ou então a página de Fall Guys poderia destacar cada nova temporada — e por aí vai.

Imagem: United States Patent & Trademark OfficeImagem: United States Patent & Trademark Office

O pedido de patente da Sony foi divulgado no domingo (22), por um usuário do Reddit. Nos comentários, muita gente comentou que uma UI mais amigável seria a melhor "evolução" que a PS Store poderia receber. Além disso, algumas pessoas ficaram surpresas que algo como uma loja de videogame pode ser patenteada — afinal, as mudanças propostas no pedido não estão reinventando a roda, né?

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também