Home
Tecnologia
Qualcomm lança nova tecnologia de áudio sem perdas via Bluetooth
Tecnologia

Qualcomm lança nova tecnologia de áudio sem perdas via Bluetooth

publisherLogo
Tecmundo
02/09/2021 15h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14662536/original/open-uri20210902-19-1uwzzaz?1630596609
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Qualcomm anunciou nesta quarta-feira (1º) uma tecnologia que promete áudio sem perdas nas transmissões via Bluetooth, seja em músicas, chamadas de voz ou jogos. Baseado na plataforma Snapdragon Sound, o novo recurso oferece som com a mesma qualidade proporcionada por um CD (16 bits a 44,1 kHz).

Denominada “aptX Lossless”, a novidade funciona em conjunto com a tecnologia Bluetooth High Speed Link e o codec aptX Adaptative. Combinadas, as ferramentas fornecem taxa de transferência de dados de até 1 Mbit/s, diminuindo as interferências entre o fone e o celular ou outro dispositivo que seja a fonte do som, para uma "experiência mais consistente e confiável".

Segundo a fabricante de processadores, o aptX Lossless é capaz de fornecer som de altíssima qualidade mesmo nos ambientes onde houver congestionamento de frequências de rádio. Neste caso, o bitrate (taxa de transmissão de dados) pode sofrer uma leve redução, mas ainda assim a qualidade sonora estará mantida.

A ferramenta aptX Lossless chega em breve.A ferramenta aptX Lossless chega em breve.

O vice-presidente e gerente geral da Qualcomm James Chapman disse que o suporte ao áudio sem perdas nos fones de ouvido e headsets Bluetooth chega para atender a uma demanda crescente por esta tecnologia. Alguns serviços de streaming já são compatíveis com a reprodução de alta fidelidade, como o Apple Music, que liberou a função recentemente.

Disponibilidade

Integrando o sistema Snapdragon Sound, lançado em março com o objetivo de redefinir a experiência sonora, conforme a empresa, a tecnologia de áudio aptX Lossless ainda não tem uma data certa para estrear. Mas a expectativa é que ela esteja disponível até o final deste ano, segundo Chapman.

O recurso será capaz de detectar automaticamente quando a fonte sonora for de alta qualidade e acionar o modo de áudio sem perdas, tanto nas plataformas de streaming quanto na biblioteca do próprio dispositivo. O usuário também poderá selecionar a opção de áudio Hi-Res (24 bits a 96 kHz) com perdas.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também