Home
Tecnologia
Qualcomm lança seu primeiro processador para consoles portáteis
Tecnologia

Qualcomm lança seu primeiro processador para consoles portáteis

publisherLogo
Tecmundo
01/12/2021 23h06
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14796249/original/open-uri20211201-19-jvjvro?1638400223
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (01), a Qualcomm estreou uma nova categoria no seu portfólio: processador para consoles portáteis. A empresa anunciou o lançamento do Snapdragon G3x durante o Snapdragon Tech Summit 2021, que acontece no Havaí.

O novo produto traz a tecnologia do já conhecido Snapdragon Elite Gaming para os dispositivos portáteis, permitindo que eles rodem jogos do Android, títulos que estão na nuvem e até mesmo façam streaming de jogos de outros consoles ou PC.

Snapdragon G3xSnapdragon G3x é o novo SoC da Qualcomm para consoles portáteis (Imagem: Qualcomm)

Em termos técnicos, o novo chipset conta com uma GPU Adreno para rodar jogos a 144 fps e com HDR 10, enquanto o Qualcomm FastConnect 6900 oferece compatibilidade com Wi-Fi 6/6E e redes 5G mmWave e sub-6. O chip oferece suporte para conexão de óculos de realidade virtual via USB-C e também permite conectar TVs 4K para que o console seja utilizado como controle.

Console portátil da Razer

Para demonstrar o poder de fogo da sua nova plataforma, a Qualcomm fez uma parceria com a Razer para lançar o chamado "Snapdragon G3x Handheld Developer Kit", um dispositivo que vai ajudar desenvolvedores e fabricantes a criarem seus próprios softwares e hardwares alimentados pelo G3x.

Snapdragon G RazerConsole portátil da Razer visa incentivar outros desenvolvedores a usarem o Snapdragon G3x (Imagem: Qualcomm)

O modelo da Razer tem uma tela OLED de 6,65 polegadas Full HD+ com HDR10, taxa de atualização de 120 Hz, uma webcam de 5MP com resolução de 1080p e dois microfones, compatibilidade com Wi-Fi 6/6E, 5G mmWave e sub-6, Bluetooth 5.2 e bateria de 6.000 mAh.

Essa não é a primeira vez que a Qualcomm se associa a fabricantes para incentivar o desenvolvimento de produtos embarcados com seus processadores. Em meados de maio deste ano, por exemplo, uma parceria com a Microsoft resultou em um mini PC com arquitetura ARM.

* A jornalista viajou para o Havaí a convite da Qualcomm.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também