TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Queda do Facebook aumentou popularidade dos rivais, diz pesquisa
Tecnologia

Queda do Facebook aumentou popularidade dos rivais, diz pesquisa

publisherLogo
Tecmundo
07/10/2021 18h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14717827/original/open-uri20211007-18-1114ebi?1633630441
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (6), a agência de análises do mercado mundial de aplicativos Sensor Tower publicou um estudo que revela um aumento do uso de apps rivais do Facebook após sua queda na segunda-feira (4). Além da rede social de Zuckerberg, as plataformas WhatsApp e Instagram também ficaram fora do ar.

Segundo a pesquisa, o Snapchat foi o líder das "alternativas" com um crescimento de 23% de tempo médio gasto no serviço por usuários em relação à semana passada. Enquanto isso, os mensageiros Signal e Telegram apresentaram um aumento de 15% e 18% na mesma categoria, respectivamente.

Mudanças no tempo gasto em aplicativos no dia 4 de outubroMudanças no tempo gasto em aplicativos no dia 4 de outubro

Como é possível observar, os aplicativos TikTok (2%) e Twitter (11%) , que não têm o foco em mensagens diretas, sofreram uma mudança menor. Mesmo ficando fora do ar por 7 horas , os serviços do Facebook caíram, no máximo, 28% e a Sensor Tower alerta que isso não é um indicativo de mudança permanente. 

Número de acessos no período

A agência também analisou mudanças nos números de acessos médios pelas contas existentes nas plataformas no dia. Seguindo a mesma tendência, o Snapchat lidera os "rivais" do Facebook com um aumento de 14%. Os serviços de conversas estão logo atrás; Telegram ganhou 13% e Signal subiu 9%. 

Alterações no número de acessos aos aplicativos no dia em relação à semana passadaAlterações no número de acessos aos aplicativos no dia em relação à semana passada

O gráfico ilustra ainda mais como a queda desta semana não mudou tanto a rotina do Twitter (5%) e TikTok (-1%). Vale ressaltar que as comparações apresentadas pelas imagens acima levam em conta números das categorias em 27 de setembro e não no dia anterior. Além disso, são baseadas em amostras de 100 mil usuários Android aleatórios no mundo.

Qual mensageiro mais "ganhou" com a queda

Uma estimativa preliminar aponta que o Signal teve 881 mil downloads no dia da queda, apresentando um aumento de quase 12 vezes quando comparado ao dia anterior — 74 mil. Já o Viber cresceu 630%, subindo de 137 mil para quase 1 milhão, e o Telegram foi o mais popular com 6,3 milhões, uma mudança de 530%. 

Instalações de competidores do WhatsApp durante a semanaInstalações de competidores do WhatsApp durante a semana

Para uma comparação, a empresa pesquisadora afirma que o WhatsApp contava com 6 bilhões de apps instalados desde janeiro de 2014, enquanto o Telegram tinha 1 bilhão e o Signal alcançou 113 milhões de downloads no mesmo período.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também