Quem é Parag Agrawal, o novo CEO do Twitter?

Tecmundo






Na tarde desta segunda-feira (29), Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter, anunciou que está deixando sua posição de CEO na empresa. A decisão foi confirmada por ele em uma carta aberta intitulada "voo”, em sua conta pessoal no na rede.
Agora, com a saída de Dorsey, o diretor de tecnologia, Parag Agrawal, assumirá o cargo mais alto da empresa. Inclusive, segundo Dorsey, um dos fatores que o motivaram a deixar o cargo, foi a plena confiança no trabalho de Agrawal. "Ele tem sido minha escolha há algum tempo, dado o quão profundamente ele entende a empresa e suas necessidades", disse.
Com passagens por outras big techs, como Microsoft e Yahoo, o mais novo CEO do Twitter trabalha na rede social desde 2011 e agradeceu Dorsey após o anúncio.
Quem é Parag Agrawal?
Nascido na Índia, Agrawal se formou em Ciência da Computação e Engenharia no Instituto Indiano de Tecnologia, em Bombaim, e se tornou Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Stanford. Entre 2006 e 2010, fez estágios de pesquisa na Microsoft, Yahoo! e AT&T Labs.
Em 2010, foi contratado como Engenheiro de Software pelo Twitter e desde 2017 atua como CTO da empresa, liderando as equipes de Estratégia Técnica, Machine Learning, Inteligência Artificial, Consumidor, Receita e Ciência do Twitter. Ou seja, o novo comandante da rede social possui bastante conhecimento da parte técnica da rede social.
Em seu novo papel na rede social, Agrawal terá como missão garantir o crescimento da rede social e a diversificação de modelos de receita da companhia. Ao que tudo indica, o novo CEO deve seguir os passos de Jack Dorsey e apostar em criptomoedas.
Foco nas criptomoedas?
Trabalhando como chefe do setor de tecnologia da empresa, Agrawal investiu em uma nova divisão da rede chamada Twitter Crypto. Recentemente, o executivo começou a montar uma equipe focada em estudar e investir na integração de criptomoedas e tecnologias similares na rede social.
Com o sistema blockchain, o objetivo era entender como as criptomoedas podem ser usadas para pagamentos de criadores de conteúdo, além de criar uma rede social totalmente descentralizada — ou seja, sem a necessidade de um conglomerado por trás. Dentro da empreitada, a empresa até começou a testar gorjetas em bitcoins dentro da plataforma.
A aposta no mundo das criptomoedas pode ajudar Parag Agrawal a bater as ambiciosas metas da rede social. Até o final de 2023, a empresa pretende lcançar 315 milhões de usuários ativos diariamente e dobrar sua receita.
Mesmo com a divulgação abrupta, a decisão parece ter sido planejada e Agrawal assumiu o comando da companhia hoje (29), sem mudanças nas metas e objetivos da companhia. Vale ressaltar que a saída de Dorsey também movimentou as ações do Twitter e garantiu uma alta de 3,36%.


