Home
Tecnologia
Raspberry Pi: conheça os principais modelos
Tecnologia

Raspberry Pi: conheça os principais modelos

publisherLogo
Tecmundo
06/03/2022 11h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14910520/original/open-uri20220306-18-1gk7yo7?1646565144
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Raspberry Pi é uma série de minicomputadores de código aberto e baixo custo utilizados para o ensino de programação, robótica, construção de projetos de hardware e software, automação residencial e até aplicações industriais. O equipamento é desenvolvido por uma fundação do Reino Unido para facilitar o acesso à educação em computação.

O dispositivo System on Chip (SoC) é menor que um cartão de crédito, mas pode conter mais de uma CPU e tem poder de processamento próximo a um computador pessoal. Além disso, o suporte a protocolos, conexões avançadas e diversos periféricos torna a Raspberry Pi uma solução muito mais completa que as placas Arduino.

 

Com a linha completando 10 anos em 2022, conheça os modelos mais populares da linha Raspberry Pi.

Raspberry Pi 1 A+

(Fonte: Raspberry Pi/Reprodução)(Fonte: Raspberry Pi/Reprodução)

O modelo Pi A+ é uma versão reduzida da linha Raspberry Pi padrão. Ao sacrificar a RAM, a potência do processador e os periféricos, o gadget se torna mais baratos que seus equivalentes, fisicamente menores, consome menos energia e pode fornecer uma plataforma de microcontrolador extremamente robusta quando comparado a outros microcontroladores.

O modelo A 1+ possui apenas uma porta USB, sem recursos de rede, 512 MB de RAM e um único núcleo Arm de 32 bits. Embora o modelo A possa ser menos capaz de computação desktop típica, ele pode ser útil em cenários em que tarefas complexas precisam ser executadas com acesso a circuitos externos via GPIO e USB.

Raspberry Pi Zero W

(Fonte: Raspberry Pi/Reprodução)(Fonte: Raspberry Pi/Reprodução)

O Raspberry Pi Zero W tem apenas 66 x 30,5 x 5mm e pesa 9g. Com uma CPU de núcleo único de 1 GHz e apenas 512 MB de RAM, não é o Pi mais rápido, porém é mais do que adequado para muitas tarefas, principalmente aquelas que envolvem luzes de direção, motores ou câmeras.

O dispositivo possui Wi-Fi 802.11n integrado com Bluetooth 4.0, mas não oferece pinos GPIO acoplados, apenas os furos para eles. Assim, é necessário comprar um conjunto de pinos e soldá-los. Este Pi usa uma porta micro USB, então pode ser necessário adquirir um adaptador caso queira usar o USB normal.

Raspberry Pi 3 B+

(Fonte: Raspberry Pi/Reprodução)(Fonte: Raspberry Pi/Reprodução)

O Raspberry Pi 3 B+ é mais lento que as versões mais recentes do miniPC e não possui alguns de seus principais recursos, mas oferece suporte para mais gabinetes e acessórios. O dispositivo usa cabos HDMI padrão e pode obter energia de muitos carregadores de telefone padrão e porta USB.

O modelo é equipado com um processador Broadcom BCM2837B0 ARMv8 quad-core de 1,4 GHz e memória RAM de 1 GB. O gadget oferece conexão Wi-Fi dual band (2,4 GHz e 5 GHz) e Bluetooth 4.2.

Raspberry Pi 4B

(Fonte: Raspberry/Reprodução)(Fonte: Raspberry/Reprodução)

 

O Raspberry Pi 4 B é alimentado por um processador quad-core de 1,5 GHz e vem com 2 ou 4 GB de RAM, um grande avanço em relação ao Pis da geração anterior, com até 1 GB. Um modelo de 8 GB de RAM também já foi lançado. O dispositivo é bem flexível, ideal para quem procura um uso convencional sem muita especificidade.

O gadget oferece saída HDMI dupla para suporte a vários monitores com uma resolução 4K e gráficos OpenGL ES 3.0. O Pi 4B é o primeiro a oferecer portas USB 3.0 e 2.0, um diferencial em relação aos modelos mais antigos, que têm apenas o padrão mais lento.

Raspberry Pi 400

(Fonte: Raspberry Pi/Reprodução)(Fonte: Raspberry Pi/Reprodução)

O último lançamento da Raspberry, o Pi 400 foi projetado para ser usado como um microcomputador portátil e possui uma case em formato de teclado, com kit que inclui um mouse, cartão microSD, fonte de alimentação e cabos de conexão, que o deixam mais próximo de um computador portátil.

O gadget é composto por um SoC Broadcom BCM2711 quad-core Cortex-A72 de 64 bits com clock de 1,8 GHz - um processador mais potente que o Raspberry Pi 4. No entanto, o Pi 400 mantém a mesma RAM LPDDR4-3200 de 4 GB e duas portas micro-HDMI com resolução 4K do modelo anterior.

Para conectividade sem fio, oferece uma LAN IEEE 802.11b/g/n/ac de banda dupla integrada, Bluetooth 5.0 e BLE. Entretanto, o modelo não suporta conectores CSI ou DSI, o que impossibilita conectar a câmera RPi oficial e a tela sensível ao toque.

Conheça todos os modelos

Você pode conhecer todas as versões do Raspberry Pi e mais detalhes sobre as especificações dos programas no site oficial da Raspberry Foundation.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também