RTX 4090 Ti: veja imagens dos dissipadores gigantes da GPU
Tecmundo
Diversos rumores apontam que a Nvidia já está trabalhando na RTX 4090 Ti, futura placa de vídeo da vindoura série GeForce 40xx. Agora, um novo vazamento revelou imagens do sistema de arrefecimento do chip gráfico, que traz uma construção massiva para suportar a GPU.
Especulações passadas sugeriam que a RTX 4090 Ti teria um consumo médio de 600W, e consequentemente o aquecimento também seria potente. Com as novas imagens vazadas temos não somente uma confirmação da existência da placa, como também a dimensão do que esse "monstro" será capaz de fazer.
Baseplate da carcaça
O dissipador de calor traz uma estrutura parruda, mas o que chama a atenção é o aumento do baseplate prateado, ou seja, a placa de metal que entra em contato com o chip para realizar as trocas de calor. É interessante notar, ainda que o corpo das memórias VRAM também serão protegidos.
Atualmente a Nvidia utilizar os chamados thermal pads para realizar essa troca de calor. Essa nomenclatura serve para indicar pequenos pedaços de um material parecido com uma borracha, que realiza o contato nos chips.
Estrutura de dissipação de calor
O heatsink vai mantém o design da série GeForce 30xx para manter o fluxo de ar através de uma câmara de resfriamento híbrida, mas também contará com mais proteção e dissipação térmica para os VRMs e diversos thermal pads para muitos componentes inclusos no PCB da placa.
A outra imagem vazada é puramente estética, refente ao acabamento prateado que lembra o símbolo prateado de infinito no exterior das placas. Rumores apontam que a RTX 4090 deve ter o dobro de performance da atual RTX 3090, e diversas novas especificações vazaram na última segunda-feira (16).
É esperado que as primeiras placas da arquitetura Ada Lovelace lancem em meados de julho, mas RTX 4090 Ti só deve chegar ao mercado algum tempo depois.