Saiba com consultar a garantia Apple de seus produtos
Tecmundo
A Apple se tornou, ao longo dos anos, uma empresa com produtos diferenciados em questão de tecnologia. Além dos iPhones, que possuem diversos modelos, versões, tamanhos e novidades, há também iPac, Macbook, macOS, Apple Watch, entre outros itens que chamam a atenção dos consumidores por todas as inovações e praticidades que eles oferecem.
E para ficar atento em todos os aspectos de seus produtos, principalmente quando um deles apresentar algum tipo de falha, é preciso saber todos os detalhes dos termos e condições de uso e entender como funcionam os mecanismos de garantia de cada um deles. Portanto, fique ligado em todas as nossas dicas para não perder nenhum detalhe!
(Marek Levák/Unsplash/Reprodução)
Garantia da Apple: saiba como tudo funciona para quando precisar
De certa maneira, nenhum produto da Apple está imune a apresentar defeitos ou sofrer danos acidentais. Dessa forma, é preciso saber tudo sobre os seus direitos na hora de exigir reparações, entendendo a quem recorrer quando esses probleminhas eventuais ocorrerem.
Na legislação brasileira, as empresas são obrigadas a oferecer garantia gratuita pelo período de um ano a todos os produtos que são comercializados sob sua alçada de fabricação. A loja que vende o item, por exemplo, também precisa seguir regras específicas dentro dessa questão, bem como a marca como um todo.
Para identificar se o seu aparelho ainda está protegido pela garantia da marca, siga alguns passos simples. Em produtos como iPhone, iPad, Apple TV, Apple Watch ou iPod Touch, você deve buscar pelo número de série do dispositivo para fazer uma consulta simples no portal da Apple.
Procure pela ferramenta de "Ajustes". Siga para os "Ajustes Gerais" e clique em "Sobre", que na lista de especificações, é o primeiro que deve aparecer. Nesta página, você poderá visualizar qual a versão do software está instalada, o modelo do aparelho, e também o número de série. Anote-o para fazer sua consulta.
Já no macOS, Apple AirPods, teclados, mouses e outros periféricos, o número de série pode estar disponível em uma etiqueta disponibilizada no produto.
(Apple/Reprodução)
Para saber se o item em questão ainda está na garantia, acesse o site oficial da companhia para essa simples verificação, faça login com sua ID Apple e, em seguida, informe o número encontrado anteriormente. Um código CAPTCHA pode ser solicitado para garantir que não trata-se de uma consulta formulada por robôs. Faça o procedimento e clique em prosseguir.
De forma quase instantânea, o sistema informa para você alguns detalhes básicos, falando sobre a cobertura de suporte e serviço do produto. A data de compra válida é o primeiro item da lista que precisa ser visualizado.
A partir dele, a Apple calcula o prazo de garantia, mostrando se há suporte disponível. Caso o produto ainda esteja na garantia, tenha em mãos a nota fiscal do item para que tudo ocorra da melhor forma possível.
A Apple oferece dois tipos de assistência: pelo telefone e também com técnicos especializados. E atenção: você terá gratuidade no suporte apenas se o período de consulta ainda estiver dentro do tempo de 90 dias da data original da compra.
(Taylor Grote/Unsplash/Reprodução)
Se desejar, poderá estender esse prazo, contratando um plano do AppleCare. Entretanto, essa ferramenta só funcionará se o período de compra não tiver vencido. Nesse sentido, os benefícios de garantia podem chegar até dois anos, no caso de iPhones, iPads e outros dispositivos móveis, e até três anos em computadores. Os preços variam entre R$ 179 até R$ 2 mil dependendo dos produtos e intenções dos consumidores.
A garantia expirou. E agora?
Infelizmente, sem a garantia obrigatória oferecida pela empresa e a contratação do serviço AppleCare, os usuários precisarão recorrer a lojas especializadas e autorizadas para que seus produtos possam ser consertados quando estiverem passando por problemas.
Dessa forma, os custos poderão ser bastante altos dependendo da gravidade da situação. Esteja ciente que, para que seu produto não corra riscos ainda maiores, é preciso buscar por assistências técnicas que possuam o selo da oficial da Apple.
Lembre-se também de verificar, antes de qualquer coisa, quais são os procedimentos que podem ser realizados pela garantia, antes de contatar a empresa.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor — que consiste, basicamente, em um conjunto de normas específicas da legislação brasileira ligadas à relação entre vendedores e clientes —, as companhias são responsáveis por informar claramente a quem adquirir seus produtos todas as suas condições de garantia.
(Grzegorz Walczak/Unsplash/Reprodução)
Nesse sentido, a Apple não fornece reparo quando: os produtos sofrem arranhões, ficam amassados e se envolvem em outros danos estéticos; o aparelho sofre queda e tem sua tela quebrada ou imersa em água; acessórios apresentam defeito por conta do tempo de uso (com exceção de quando possuem defeito de fábrica) ou quando os aparelhos são violados por assistências não autorizadas.