Sapphire lança sistema de GPU externa com Radeon RX 6600XT
Tecmundo
A fabricante Sapphire lançou recentemente a GPU Externa GearBox 500 equipada com uma AMD Radeon PULSE RX 6600 XT de 8 GB. O gabinete pequeno, com foco na portabilidade, tem acabamento em metal escovado, conexão super rápida via Thunderbolt 3, porta Ethernet, duas portas USB 3.0 tipo A e é compatível com Windows e macOS.
A Gearbox 500 Thunderbolt 3 Pulse Radeon RX 6600 XT eGFX da Sapphire, como o nome sugere, já vem equipada com uma Radeon RX 6600 XT de 8 GB de VRAM. O produto utiliza uma porta Thunderbolt 3 para oferecer uma solução para notebooks com placas mais modestas ou que sem placas de vídeo dedicadas.
Com a impossibilidade de atualizar apenas as placas de vídeo dos setups móveis, empresas estão criando soluções alternativas e as eGPUs, que não são exatamente uma novidade, estão ganhando mais espaço principalmente. A categoria de produtos está cada vez mais popular graças ao uso de conexões de alta velocidade como a Thunderbolt 3.
Ultrafino com potência de desktop
Gearbox 500 Thunderbolt 3 com Radeon PULSE RX 6600 XT
Mesmo em notebooks de alto desempenho, apesar de os processadores terem uma vida útil bem considerável, as GPUs acabam ficando obsoletas com mais rapidez. A intenção do novo produto da Sapphire é permitir que mesmo modelos ultrafinos como o Dell XPS 13, consigam realizar operações que exijam processamento gráfico mais potente, ou mesmo virar um setup gamer.
Compatível com placas AMD e NVIDIA
Apesar de o Gearbox 500 ser vendido em conjunto com a Radeon RX 6600 XT, o sistema também é compatível com placas Nvidia, desde que o modelo esteja de acordo com as limitações do projeto.
O gabinete é relativamente pequeno, medindo 300 x 138 x 204 mm, e comporta placas de vídeo dual slot de no máximo 266 mm por 125 mm. Além disso, a fonte interna de 500W limita a utilização de placas com TDP de até 350W.
O sistema de GPU externa da Sapphire é 100% compatível com macOS 12.1 ou superiores, Windows 10 e 11 64-bit, mas não suporta Linux e versões 32-bit do Windows. Até o momento, no entanto, a empresa não revelou o preço do produto e sua data de disponibilidade global.