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Seu dispositivo Amazon está com problemas? Saiba o que fazer
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Seu dispositivo Amazon está com problemas? Saiba o que fazer

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Tecmundo
26/08/2021 20h01
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Nos últimos meses, os dispositivos da Amazon ganharam cada vez mais sucesso entre os brasileiros. Prova disso é que a Echo Dot de 4ª geração foi o item mais vendido no site durante a Black Friday do ano passado, enquanto o Fire TV Stick Lite foi destaque absoluto na segunda edição do Prime Day, realizado em junho deste ano.

Antes disso, o Kindle, primeiro dispositivo lançado pela marca, já era amplamente conhecido e utilizado pelos brasileiros desde 2012, quando chegou no país. Entretanto, com a crescente procura nos últimos anos, os clientes passaram a questionar a respeito da garantia e conserto dos produtos.

No site da empresa consta que os produtos das linhas Echo, Kindle e Fire TV Stick possuem um ano de garantia, enquanto os demais acessórios, como controle remoto do Fire Stick e o adaptador USB, apenas três meses. Confira a lista completa a seguir.

Garantia limitada de 1 ano

  • Kindle Oasis (8ª Geração)
  • Kindle (10ª Geração ou anterior)
  • Kindle Voyage
  • Kindle Paperwhite (7ª Geração ou anterior)
  • Kindle Paperwhite (10ª Geração)
  • Kindle Oasis (9ª e 10ª Gerações)
  • Fire TV Stick - Basic Edition
  • Fire TV Stick Lite
  • Fire TV Stick
  • Fire TV Stick 4K
  • Echo (4ª geração ou anterior)
  • Echo Show 5
  • Echo Show 8
  • Echo Show 10
  • Echo Dot (4ª geração ou anterior)
  • Echo Dot (4ª geração ou anterior) com relógio
  • Echo Studio

Garantia de 90 dias

  • Adaptador USB da Amazon
  • Controle remoto Amazon Fire TV (se comprado separadamente de um dispositivo Fire TV)
  • Controle remoto Lite por voz com Alexa (se comprado separadamente de um dispositivo Fire TV)

Segundo a empresa, a garantia só é oferecida quando são apresentados problemas que não envolvem "mau uso, culpa do usuário (negligência, imperícia ou imprudência), fogo ou danos por outras causas externas". Mas, caso o seu dispositivo ou acessório Amazon precise de reparos, o que fazer ao fim do período de garantia?

fire stick tvO Fire Stick TV Lite foi o dispositivo da Amazon mais vendido no Brasil durante o Prime Day 2021 (Reprodução/Shutterstock)

O que fazer após a garantia

Resumidamente, a Amazon não possui serviços de assistência técnica no Brasil. Em resposta ao TecMundo, a empresa explicou que oferece garantia limitada de até um ano para todos os seus dispositivos, exceto o Kindle, que possui garantia de um ano para defeitos de fabricação e cinco anos para demais consertos. Após o período, os consumidores devem usar o Atendimento ao Cliente.

Segundo informações obtidas durante a apuração, cada situação é avaliada individualmente pelo suporte, mas caso o dispositivo esteja fora da garantia e as orientações do Atendimento ao Cliente não resolvam o problema, o usuário "será informado que a Amazon não poderá mais ajudar."

Segundo Igor Marchetti, advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o cliente deve se atentar a dois pontos. O primeiro é perceber se, após o prazo de garantia, o problema é de fabricação. "Nesse caso, podemos estar diante da chamada obsolescência programada. Assim, o consumidor pode exigir no prazo de noventa dias da identificação do problema a reparação do produto pelo fornecedor", explica. Ele ressalta, no entanto, que essa garantia não existe para desgastes naturais ou de má utilização do produto.

O segundo ponto que o cliente deve se atentar é nos casos de desgaste natural do produto. "Nessa situação, o consumidor tem direito de acesso à compra de peças de reposição, mesmo após o fim da comercialização daquele produto, por um prazo razoável de tempo. A regra está disposta no artigo 32 do Código de Defesa do Consumidor", diz Marchetti.

Neste caso, tanto o fornecedor como o importador são responsáveis por garantir essa oferta das peças. "Caso isso não ocorra, o consumidor estará diante de um descumprimento de oferta podendo, inclusive, pedir o dinheiro de volta pela compra do aparelho nas hipóteses mais drásticas", ressalta.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
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