Seu dispositivo Amazon está com problemas? Saiba o que fazer
Tecmundo
Nos últimos meses, os dispositivos da Amazon ganharam cada vez mais sucesso entre os brasileiros. Prova disso é que a Echo Dot de 4ª geração foi o item mais vendido no site durante a Black Friday do ano passado, enquanto o Fire TV Stick Lite foi destaque absoluto na segunda edição do Prime Day, realizado em junho deste ano.
Antes disso, o Kindle, primeiro dispositivo lançado pela marca, já era amplamente conhecido e utilizado pelos brasileiros desde 2012, quando chegou no país. Entretanto, com a crescente procura nos últimos anos, os clientes passaram a questionar a respeito da garantia e conserto dos produtos.
No site da empresa consta que os produtos das linhas Echo, Kindle e Fire TV Stick possuem um ano de garantia, enquanto os demais acessórios, como controle remoto do Fire Stick e o adaptador USB, apenas três meses. Confira a lista completa a seguir.
Garantia limitada de 1 ano
- Kindle Oasis (8ª Geração)
- Kindle (10ª Geração ou anterior)
- Kindle Voyage
- Kindle Paperwhite (7ª Geração ou anterior)
- Kindle Paperwhite (10ª Geração)
- Kindle Oasis (9ª e 10ª Gerações)
- Fire TV Stick - Basic Edition
- Fire TV Stick Lite
- Fire TV Stick
- Fire TV Stick 4K
- Echo (4ª geração ou anterior)
- Echo Show 5
- Echo Show 8
- Echo Show 10
- Echo Dot (4ª geração ou anterior)
- Echo Dot (4ª geração ou anterior) com relógio
- Echo Studio
Garantia de 90 dias
- Adaptador USB da Amazon
- Controle remoto Amazon Fire TV (se comprado separadamente de um dispositivo Fire TV)
- Controle remoto Lite por voz com Alexa (se comprado separadamente de um dispositivo Fire TV)
Segundo a empresa, a garantia só é oferecida quando são apresentados problemas que não envolvem "mau uso, culpa do usuário (negligência, imperícia ou imprudência), fogo ou danos por outras causas externas". Mas, caso o seu dispositivo ou acessório Amazon precise de reparos, o que fazer ao fim do período de garantia?
O Fire Stick TV Lite foi o dispositivo da Amazon mais vendido no Brasil durante o Prime Day 2021 (Reprodução/Shutterstock)
O que fazer após a garantia
Resumidamente, a Amazon não possui serviços de assistência técnica no Brasil. Em resposta ao TecMundo, a empresa explicou que oferece garantia limitada de até um ano para todos os seus dispositivos, exceto o Kindle, que possui garantia de um ano para defeitos de fabricação e cinco anos para demais consertos. Após o período, os consumidores devem usar o Atendimento ao Cliente.
Segundo informações obtidas durante a apuração, cada situação é avaliada individualmente pelo suporte, mas caso o dispositivo esteja fora da garantia e as orientações do Atendimento ao Cliente não resolvam o problema, o usuário "será informado que a Amazon não poderá mais ajudar."
Segundo Igor Marchetti, advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o cliente deve se atentar a dois pontos. O primeiro é perceber se, após o prazo de garantia, o problema é de fabricação. "Nesse caso, podemos estar diante da chamada obsolescência programada. Assim, o consumidor pode exigir no prazo de noventa dias da identificação do problema a reparação do produto pelo fornecedor", explica. Ele ressalta, no entanto, que essa garantia não existe para desgastes naturais ou de má utilização do produto.
O segundo ponto que o cliente deve se atentar é nos casos de desgaste natural do produto. "Nessa situação, o consumidor tem direito de acesso à compra de peças de reposição, mesmo após o fim da comercialização daquele produto, por um prazo razoável de tempo. A regra está disposta no artigo 32 do Código de Defesa do Consumidor", diz Marchetti.
Neste caso, tanto o fornecedor como o importador são responsáveis por garantir essa oferta das peças. "Caso isso não ocorra, o consumidor estará diante de um descumprimento de oferta podendo, inclusive, pedir o dinheiro de volta pela compra do aparelho nas hipóteses mais drásticas", ressalta.