Sistema operacional abandonado há décadas ganha novo navegador
Tecmundo
Um grupo de fãs do sistema operacional OS/2, que não é suportado oficialmente pelas empresas criadoras do serviço desde 2001, está desenvolvendo um novo navegador que roda na plataforma.
Trata-se do Otter Browser, um navegador que vai receber uma versão para OS/2 baseado no motor Chromium — o mesmo que roda em navegadores como o Google Chrome e o Microsoft Edge. Já a interface é feita a partir do modelo padrão Qt5.
Lembra dele?
O OS/2 é um sistema operacional hoje obscuro e pouco utilizado, normalmente adotado pela nostalgia ou para rodar em sistemas antigos. A plataforma foi criada em uma parceria entre Microsoft e IBM no final da década de 1980, mas a popularização do Windows fez a IBM ficar sozinha com o projeto.
Ela encerrou o suporte em definitivo ao serviço em 2001, licenciando o OS/2 para projetos e companhias menores que se mostraram dedicadas à comunidade.
Quase lá
No momento, um pequeno grupo de usuários recebeu o navegador para testar, mas a versão ainda não é estável e precisa de muitos ajustes e correção de bugs para ter a distribuição ampliada.
Uma tela do Otter Browser já em fases finais de desenvolvimento.
Além disso, como a equipe é pequena e o projeto vive de doações, os prazos iniciais não puderem ser cumpridos. A equipe acredita que em até dois meses deve realizar o lançamento oficial do Otter Browser para a comunidade entusiasta do OS/2. O projeto está em andamento desde 2017.