Home
Tecnologia
Só agora? Google Talk será oficialmente desativado após 16 anos
Tecnologia

Só agora? Google Talk será oficialmente desativado após 16 anos

publisherLogo
Tecmundo
13/06/2022 19h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15049691/original/open-uri20220613-18-1x29uwc?1655148677
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Quem é vivo sempre aparece, mas dessa vez foi só para dar tchau de vez. Depois de 16 anos (quase 17), o Google vai desativar oficialmente o seu serviço de mensagens instantâneas Google Talk. Apesar de ainda ativo, o recurso era praticamente inacessível.

O aplicativo de bate-papo Google Talk foi lançado no final de 2005 e continuou recebendo suporte até este ano. Precisamente, o suporte vai até o dia 16 de junho. Ele ainda podia ser usado através de aplicativos de terceiros em serviços como Pidgin e Gajim. 

No entanto, a partir desta quinta-feira, quem tentar fazer login no Google Talk receberá uma mensagem de erro. A Google recomenda usar o Google Chat como serviço alternativo. 

Não foi divulgada a hora exata em que o suporte ao Google Talk será desativado. (Divulgação/NicePNG)Não foi divulgada a hora exata em que o suporte ao Google Talk será desativado. (Divulgação/NicePNG)

O Google Talk durou cerca de oito anos como o aplicativo de mensagens rápidas principal da Google. Ele foi inicialmente projetado para conversas rápidas entre contatos do Gmail.

Em 2013, a Google começou a "aposentar" o serviço, incentivando o uso de ferramentas novas como o Google Hangouts. Em 2017, inclusive, a empresa já havia comentado sobre essa "aposentadoria" e transição completa para o Hangouts, em uma publicação oficial sobre atualizações no G Suite.

É curioso perceber quanto tempo o Talk ficou ativo, já que até o Hangouts já foi substituído pelo Google Chat. Vale lembrar, também, que a antiga plataforma não é a única baixa recente da empresa: a companhia encerrou recentemente o Google Duo, que terá seus recursos integrados ao Meet ainda em 2022.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também