Sony deseja conciliar títulos single-player e jogos como serviço
Tecmundo
Nos últimos meses, a Sony tem realizado grandes investimentos no segmento de jogos como serviço com a aquisição da Bungie, responsável por Destiny, por US$ 3,6 bilhões e mais recentemente da Haven Studios, de Jade Raymond — uma das principais responsáveis por trás da criação de franquias como Assassin’s Creed e Watch Dogs. Apesar disso, a empresa garante que não deixará as experiências single-player do PlayStation de lado.
A declaração partiu de Hermen Hulst, chefe da divisão PlayStation Studios, em entrevista ao site Games Industry. Na conversa, o executivo comentou sobre a última aquisição da empresa e garantiu que os jogadores continuarão recebendo experiências focadas na narrativa, como em Ghost of Tsushima, The Last of Us, Horizon Forbidden West, entre outros títulos.
“Obviamente sempre continuaremos fazendo esses jogos single-player baseados na narrativa, tais como Ghost of Tsushima, The Last of Us e Horizon Forbidden West. Mas você percebeu corretamente que estamos investindo em jogos como serviço, pois são incrivelmente empolgantes para nós. Isso nos permite criar mundos maiores, criar conexões sociais realmente significativas entre os jogadores”, afirmou Hermen.
Haven Studios, de Jade Raymond, se junta à família PlayStation e trabalha em nova propriedade intelectual focada no multiplayer.
Vale lembrar que a Sony já trabalha em pelo menos dez jogos do tipo live service , com previsão de lançamento até 2026. A informação foi revelada em reunião com acionistas, segundo uma transcrição do site VGC. O site também levanta que a empresa estaria interessada em publicar pelo menos alguns desses jogos além das plataformas PlayStation, sugerindo potenciais lançamentos no PC e dispositivos móveis.
O primeiro projeto da Haven Studios ainda não foi revelado oficialmente, mas já se sabe que o time está trabalhando em um jogo multiplayer triplo-A exclusivamente para PlayStation há pelo menos um ano . Em carta assinada pela CEO e fundadora Jade Raymond, é dito que a visão do projeto é construir um “mundo sistêmico e em evolução focado na liberdade, emoção e diversão”, de modo a manter os jogadores entretidos e envolvidos durante anos. Esse tipo de descrição se encaixa perfeitamente na fórmula de um jogo como serviço.
A aquisição, vale notar, também garante que a Haven Studios colabore com outros estúdios first-party da PlayStation, como Guerrilla, Naughty Dog, Insomniac Games e a própria Bungie. Ainda não há uma previsão de quando o seu primeiro projeto será revelado, no entanto.