TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Sony revela óculos VR 8K que promete reduzir enjoo
Tecnologia

Sony revela óculos VR 8K que promete reduzir enjoo

publisherLogo
Tecmundo
07/12/2021 14h07
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14804230/original/open-uri20211207-19-1admof8?1638886604
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta terça-feira (7), a Sony realizou o evento online Sony Technology Day, com o intuito de demonstrar as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas pela companhia. Uma das novidades apresentadas foi o protótipo de um novo óculos de realidade virtual com qualidade de até 8K.

Para criar uma experiência visual de alta qualidade, a Sony desenvolveu um dispositivo com dois pequenos monitores 4K que, juntos, conseguem proporcionar visuais em 8K. A ideia da empresa é oferecer um dispositivo com tecnologia de baixa latência para criar uma experiência mais realista e confortável.

Menos enjoos, mais diversão!

Um dos grandes problemas da tecnologia de realidade virtual atual é o motion sickness, uma condição que causa enjoos em diversas situações, inclusive, ao usar óculos VR. Ou seja, se a Sony conseguir equilibrar a qualidade de imagem com a baixa latência, é possível que menos pessoas sejam afetadas pela condição enquanto usam o aparelho de realidade virtual.

O novo dispositivo ainda não tem nome, mas a Sony já revelou algumas características técnicas. Conforme revelado pela empresa, a alta qualidade de imagem é alcançada por meio da tecnologia de multi-pixel e miniaturização da imagem na tela OLED. Já o tempo de processamento foi reduzido para diminuir toda a latência do sistema — assim, os usuários poderão experimentar a realidade virtual de alta definição e em tempo real.

“Nosso objetivo é obter monitores do tipo head-mounted  [que encaixam na cabeça] menores, mais leves e de altíssima resolução e criar espaços para as pessoas interagirem na rede. Em última análise, gostaríamos de criar uma sensação surpreendente de imersão para colaboração e compartilhamento remotos”, disse Kei Kimura, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Sony.

Segundo a Sony, o headset será desenvolvido com mais pixels nos microvisores OLED e, assim, deve detalhar mais os conteúdos. Inclusive, a baixa latência vai permitir que os usuários visualizem conteúdos com maior qualidade, já que será possível se mover livremente sem sentir tonturas ou enjoos.  

A companhia pretende usar o novo óculos em áreas médicas, industrias e, claro, para o entretenimento dos entusiastas VR.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também